O clube Scottish Rangers foi fundado em 1872. É agora o segundo troféu mais ganho no mundo e compete na Premier League. Mas nem sempre foi assim: em 2012, os 54 vezes campeões foram forçados ao rebaixamento devido a enormes dívidas, que na época somavam mais de 130 milhões de libras esterlinas.
Após a falência, o gigante do futebol passou para a quarta divisão, onde se apresentou de forma excelente, batendo recordes de público e pontos conquistados. E depois de quatro anos, graças às suas vitórias intermináveis, ele foi capaz de retornar à Premier League.
Significado e história
O Rangers é um clube único porque usa dois logotipos ao mesmo tempo. O primeiro, corporativo, representa-o no espaço da mídia, encontra-se em documentos oficiais e em souvenirs. O segundo, o principal, decora o equipamento dos jogadores. Ambas as versões existem em paralelo e não são intercambiáveis. Eles passaram por uma ligeira evolução antes de assumirem um aspecto moderno.
Corporativo
1904 – 1968
Um dos primeiros emblemas corporativos continha letras “RFC” entrelaçadas que se sobrepunham. O monograma azul era cercado por uma fita azul semelhante com redemoinhos vermelhos e letras brancas do RANGERS FOOTBALL CLUB. No final estava o lema “READY” (a versão completa em escocês soa como “Aye Ready” e é equivalente a “Always Ready” em inglês).
Presume-se que um logotipo semelhante apareceu em 1872 – o ano em que o clube foi fundado. Até que ponto isso corresponde à realidade é desconhecido, porque a coisa mais memorável em que ele é retratado data de 1881.
1968 – 1990
Em 1968, os Rangers começaram a usar o emblema do leão vermelho sobre uma bola de futebol azul claro dentro de um círculo branco. O chamado “leão galopante” é um importante símbolo regional representado nas armas reais da Escócia. Os designers retiraram o monograma, deixando apenas o nome completo do clube e um pequeno lema.
1990 – 1994
Após o redesenho, o logotipo familiar Rangers foi redesenhado. O leão e o anel ficaram dourados. A bola subiu – até a borda do círculo branco. Foi escolhida uma fonte com cantos arredondados para os rótulos.
1994 – 1997
Em 1994, o leão vermelho voltou e a bola voltou à sua posição original. Ao mesmo tempo, os designers finalmente abandonaram a cor dourada, usando branco para o fundo e azul escuro para todos os elementos, exceto o leão. A fonte também mudou: os autores do emblema jogaram no contraste de traços finos e grossos.
1997 – 2003
Em 1997, os Rangers adotaram um logotipo com um leão modernizado e uma bola alguns milímetros avançando. Como resultado do redesenho, a cor azul ficou mais clara.
2003 – presente
O logotipo corporativo atual é quase exatamente o mesmo que a versão de 1994-1997, mas a forma e a cor do leão heráldico são ligeiramente diferentes. A fonte também mudou: agora as letras parecem mais grossas pelo fato de serem menos alongadas.
Para camisetas
1968 – 2003
Desde 1968, os equipamentos dos jogadores apresentam o monograma do antigo logotipo corporativo: as letras entrelaçadas “RFC”. Foi assim que os designers apostaram no nome completo do Rangers Football Club, ligando-o ao passado histórico. Ao fazer isso, eles modernizaram a sigla, fechando a parte superior do “R” e adicionando lacunas na interseção das linhas.
2003 – presente
Em 2003, o Rangers conquistou o quinquagésimo título da Liga Escocesa, então cinco estrelas foram adicionadas ao emblema. Quando o clube faliu, essa versão foi usada com muito menos frequência. Agora o monograma estrela está de volta nos uniformes dos jogadores como uma lembrança das vitórias anteriores.
Fonte e cores do logotipo
O Rangers é um dos poucos clubes de futebol que possui dois logotipos ao mesmo tempo. Para fins de documentos e marketing, é usada uma placa redonda com um leão heráldico vermelho, bola azul e letras. Ele conecta a equipe com sua localização, porque o mesmo leão está representado no brasão de armas da Escócia.
O segundo emblema é dedicado apenas ao Rangers: é as iniciais do clube e reflete o número de títulos da Liga escocesa conquistados. O monograma cinco estrelas adorna camisetas desde 2003.
As letras do logotipo corporativo são em negrito tipo serif curto. As letras monogramadas usadas nos uniformes dos jogadores são criadas do zero e estilizadas de forma original.
O logotipo corporativo apresenta as mesmas cores que compõem a paleta oficial do clube: vermelho, branco e azul royal. A versão monogramada contém apenas azul e branco, pois não há leão heráldico, que deve ser vermelho.