O nome completo de PSV soa como Philips Sport Vereniging. É o sucessor do time de futebol Philips Elftal, que foi dissolvido por dificuldades financeiras. O novo clube, como o seu antecessor, foi criado por funcionários da holandesa Philips, que na época se dedicava à produção de lâmpadas. Foi fundada em 1913 e trouxe fama para Eindhoven – uma pequena cidade que se tornou o maior centro do futebol. No início, apenas os operários da fábrica podiam jogar no PSV. Quando essa regra foi relaxada, jogadores jovens promissores foram recrutados para a equipe.
Significado e história
Os primeiros emblemas Philips Sport Vereniging refletiam a estreita relação do clube com a gigante da eletrônica. Um pouco mais tarde, apareceu um logotipo oval, que apresentava uma flâmula triangular e a abreviatura “PSV”. Os designers mudaram pelo menos nove vezes, experimentando cores, fontes e decoração. A versão moderna difere das encarnações anteriores apenas pela presença de duas estrelas douradas na parte superior e a inscrição “EST 1913” na parte inferior.
1913 – 1917
O primeiro brasão do PSV era simples na forma e no conteúdo. Consistia em um círculo cercado por uma linha preta. Em um fundo branco estavam as letras “PH” e “V” representando as iniciais do clube. No interior do “P” estava a palavra “SPORT”. Todas as letras tinham monogramas, com o “V” parecendo a lâmpada de uma lâmpada elétrica.
1917 – 1933
Em 1917, os designers desenvolveram um novo logotipo, mantendo o formato redondo clássico. Desta vez, eles representaram uma lâmpada real com a inscrição “PHILIPS” para destacar as origens do PSV. O monograma desapareceu e a palavra “SPORT” subiu. O restante espaço foi decorado com um ornamento floral preto e branco. Essa versão foi usada até 1933, mas retornou brevemente em 2016, quando os jogadores vestiram camisetas comemorativas especiais.
1933 – 1937
Em 1933, o icônico emblema apareceu com uma flâmula oval listrada e triangular e a inscrição “P.S.V.” As letras, mastros, contornos e bordas eram pretos, e as linhas horizontais eram vermelhas e brancas para combinar com o uniforme do time.
1937 – 1948
O mini oval na bandeira é branco. O ornamento figurado em torno do grande oval é dourado, assim como os contornos divisores entre as listras vermelhas e brancas.
1948 – 1953
No final dos anos 1940. A Philips Sport Vereniging adotou um logotipo de escudo heráldico dividido em dois por uma linha preta fina. Acima, em um retângulo branco, estava o nome abreviado da equipe. A parte inferior foi adornada com listras verticais vermelhas e brancas, que se tornaram uma marca registrada da imagem do PSV.
1953 – 1960
Os designers transformaram o antigo emblema com uma flâmula oval e triangular. Para fazer isso, eles mudaram o número de linhas horizontais, tornaram todos os contornos finos e pretos e, ao mesmo tempo, repintaram o interior do mastro de branco.
1960 – 1974
O grande oval, a bandeira e as listras vermelhas e brancas agora têm uma borda dourada. O pequeno oval, o mastro e a inscrição são do mesmo ouro.
1974 – 1982
A moldura ao redor do logotipo ficou encaracolada, como em 1937-1948. O ornamento consiste em uma cadeia de “ferraduras” repetidas.
1982 – 1990
O emblema voltou ao preto. Pintou letras, uma pequena oval e a parte interna da moldura.
1991 – 1996
No início dos anos 1990. pontos após “P”, “S” e “V” foram removidos. As linhas divisórias douradas entre as listras brancas e vermelhas também desapareceram. A moldura é laranja e a flâmula e o mastro são preto e branco.
1996 – 2007
Os designers removeram o pequeno oval da bandeira, aumentaram a abreviatura e tornaram a moldura dourada.
2007 – 2016
Acrescentou duas estrelas douradas ao emblema, que o PSV conquistou ao vencer vinte campeonatos.
2016 – presente
O ano em que o clube foi fundado aparece na parte inferior do quadro. A inscrição “EST 1913” divide o ornamento em ferradura em duas partes.
Fonte e cores do logotipo
O time de futebol Philips tem sua própria imagem única. Além disso, o seu sinal gráfico não se sobrepõe aos elementos de identidade da empresa-mãe – é baseado em símbolos de PSV individuais. Isso inclui as listras vermelhas e brancas que adornam os uniformes dos jogadores e a flâmula triangular com o nome abreviado do clube. O escudo oval é considerado um clássico – ele é usado desde 1933.
No início dos anos 1990. os designers desenvolveram uma nova fonte para a abreviatura “PSV”. Seu traço característico são serifas retangulares direcionadas em diferentes direções. Ao mesmo tempo, as letras e os números da inscrição “EST 1913” não apresentam serifas.
As cores principais do logotipo são vermelho (# f00000) e branco (#ffffff). Eles também são apresentados com roupas de jogadores de futebol. A paleta oficial do clube foi escolhida por Jan-Willem Hofkes, que percebeu como um bloco de notas branco e uma bebida de framboesa vermelha combinam. Além disso, alguns elementos são coloridos em preto (# 000000) e dourado (# a8862d).