Lançada em 2001 por Casey Reas e Ben Fry, a revolucionária linguagem de programação de código aberto baseada em Java passou por uma mudança dramática de estilo nos últimos 20 anos. O desenvolvimento da nova visualização foi realizado pela Design Systems International, uma empresa que se distingue por uma abordagem inovadora ao design e integração de produtos, incluindo software e vários tipos de aplicações. Ao desenvolver um novo design, a essência do produto foi levada em consideração – que é um programa. Além disso, é exatamente aquele que foi projetado para trabalhar com imagens, animações e componentes interativos baseados na linguagem Java, inclusive para a criação de logotipos. Por isso, seu logotipo deixou de ser estático, mas passou a ser feito no estilo “programa”.
A nova visualização foi estabelecida na própria formação da linguagem. Mas só agora ele se manifestou em sua totalidade – é uma mistura “explosiva” de arte e novas tecnologias, jogos e programação. O novo logotipo é uma demonstração de que o antigo não significa “desatualizado”, podendo ser atualizado, tornando-se acessível e útil para iniciantes, ao mesmo tempo em que continua a proporcionar conforto e comodidade para programadores veneráveis, ao mesmo tempo em que possui uma ampla gama de funcionalidades que abrange qualquer necessidades em seu perfil.
A acessibilidade universal é o princípio fundamental, que se reflete principalmente na nova marca. A performance original do sinal, consistindo em vários elementos dispersos que visualmente compõem a letra “P” inclinada – a primeira do nome do próprio produto, imediatamente atrai o olhar e cria a impressão de um movimento iniciado, mas não concluído. As linhas grossas que complementam o elemento não estão conectadas ao hemisfério que forma o cabeçalho da carta. A simplicidade do elemento, por assim dizer, fala da facilidade e velocidade de criação de aplicativos multimídia para uma variedade de plataformas usando este programa. O sinal é feito em três cores suaves e fechadas em tonalidades, o que não forma desarmonia visual, mas imediatamente chama a atenção para ela. O hemisfério é feito em graus azuis, o traço oblíquo é em azul celeste e o retângulo sobreposto ao traço e direcionado para a esquerda está em uma sombra celestial.
Sob o sinal, há um texto – o nome do programa – Processamento. Ele usa uma transição gradiente em vários tons de azul – do mais claro para o índigo e roxo-azul Crayola. O logotipo adquiriu um “som” original em comparação com a versão anterior. Tornou-se lacônico e não sobrecarregado de elementos, como ele mesmo, embora seja um programa pequeno, mas muito eficaz e conveniente.