Pelo menos uma vez na vida, o americano ou europeu médio encontrou um produto Pringles crocante. Campanha publicitária poderosa, imagens fortes, cores lindas que são hipnotizantes. E esses tubos, nos quais as fatias de batata frita são embaladas uma após a outra? Elegância das formas, beleza e comodidade, ergonomia e domínio do paladar … Parece que o comprador só vai pensar nesta caixa, e já vai sentir o sabor das finas rodelas de batata temperadas.
A Pringles elevou a venda de lanches rápidos para o próximo nível. Tornou-se uma espécie de magia nacional. Já é impensável imaginar um fã de futebol ou amante de cinema sem esses produtos. Os chips são os mais vendidos e um dos produtos mais comprados nos Estados Unidos e provavelmente também na Europa. Os profissionais de marketing têm uma ideia inteligente: anúncios populares de aperitivos aparecem durante eventos esportivos ao vivo. E marcas de salgadinhos e diversas bebidas deliciosas, alcoólicas e não alcoólicas, estão se tornando marcadores perceptíveis em anúncios em estádios e locais lotados de torcedores.
A empresa Pringles é conhecida no meio popular desde meados dos anos 60, quando acaba de entrar no mercado para levar a palma da mão e uma posição de liderança confiante. Era novo, incomum, inovador. As pessoas entenderam rapidamente a ideia, adotaram-na e os criadores da marca começaram sua evolução da marca.
No início, seu logotipo era um homem bonito de bigode com um apóstrofo inscrito nele. E o que é interessante notar é que a cor de seus cabelos estava enferrujada, os contornos de seu rosto são pretos e bastante densos, o que o deixava bem delineado. Como se a camada de borda fosse especialmente duplicada para que pudesse ser notada de longe. Mas era um desenho de 1967-1980, então eles desenharam da melhor maneira que puderam. Era preciso atrair o comprador com o brilho da embalagem.
Isso foi seguido por modificações do homenzinho alegre de bigode. A cor do cabelo escureceu e ficou castanha, os contornos ficaram mais lisos e delicados, e o próprio nome das lascas mudou, inclinando-se levemente para o lado direito, criando a imagem de uma borboleta no pescoço.
No início dos anos 2000, a empresa apresentou o personagem de uma nova maneira. Eles abandonaram os contornos ousados, deixando leves reflexos na linha do rosto, bigode, cabelo. E se deram bem, porque a ideia de um lanche constante com gordas rodelas de batata não traz saúde e um corpo esguio, e os contornos brilhantes pareciam enfatizar isso propositalmente. O homem de bigode ficou arejado, fácil de perceber. Não importa que uma parte de seu bigode fosse maior e a ondulação à direita fosse menor. E que a própria inscrição mudou, encolheu, e as letras parecem ter sido pressionadas na caixa de chips. Parecia atraente, inesperado e complexo. Até mesmo um elemento de entusiasmo – a imagem desses minúsculos olhos negros brilhantes – dizia que comer um lanche tão delicioso sentado no sofá com pessoas queridas e assistindo sua comédia favorita é um passatempo maravilhoso que não é um bom presságio para a perda da saúde e do eu -estima. Há uma suposição tão cômica de que as linhas começaram a ficar melhores no logotipo para evocar uma sensação de esbeltez e dinâmica no comprador.
E então, em 2009, outro logotipo apareceu para os EUA, países asiáticos, Grã-Bretanha e vários outros países de vendas. Foi simplificado, o penteado ficou “desgrenhado”, a inscrição foi ligeiramente aumentada e nivelada, embora o arco de letras ainda permanecesse. O personagem Sr. Pringles obviamente passou por muitas mudanças, mas permaneceu um mascote de produtos ferrenho.
E agora, transformações novamente. É 2020, uma pandemia, restrições, operação remota. Não saia e encontre-se calmamente com os amigos em um bar, não beba, não fale sobre a vaidade e a fragilidade da vida.
Mas existe uma alternativa legal – ficar em casa, não deixar ninguém entrar, apenas o melhor, e depois com uma lata do Pringles atualizado!
As marcas mais avançadas estão se movendo em direção à tendência do design atual – a simplificação, o minimalismo do design plano. A empresa de batatas fritas decidiu seguir os mesmos passos, e agora o fofo Mr. Funny-Mustache-Pringles é mais plano, menos colorido, mas mais contrastante.
Mais uma vez, voltamos à tradição de escrever o nome na forma de uma borboleta. Agora, essas são apenas letras maiúsculas brancas na forma de dois triângulos, abaixo do pós-escrito de que é “original” (provavelmente porque muitos não estavam prontos para mudar a imagem da marca). Bem, o rosto, em princípio, manteve suas características, mas tornou-se menos “versátil”.
Um bigode de vários tamanhos, sobrancelhas levantadas que não “assentam” no rosto, olhos de botão e um rosto oval branco são tudo o que resta do Sr. Pringles.
Definitivamente, esse foi um movimento decisivo da marca. Mas aquele exército de torcedores, que há anos com prazer se reúne com uma lata de batatas fritas para algum show, jogo ou transmissão, jamais abrirá mão de sua iguaria favorita, tenha mudado de imagem ou não. A confiabilidade da marca, comprovada ao longo dos anos, a qualidade dos produtos e a atitude para com o público-alvo, custam muito mais caro do que apenas design.