O Power BI é o software de business intelligence multifuncional da Microsoft. Ele inclui vários aplicativos que compartilham serviços da Web comuns, gateways e ferramentas de tecnologia e design visual. O programa faz parte da Microsoft Power Platform e contém três componentes básicos: um editor de consultas (Power Query), um conjunto e modelos de dados (PowerPivot) e um subsistema para construção e visualização de relatórios (Power View). O serviço foi lançado em 2011 e recebeu várias atualizações.
Significado e história
A base para o software analítico foi o desenvolvimento de dois funcionários da equipe do SQL Server Reporting Services – Amir Netz e Thierry D’Hers. Foi então assumida por Ron George, que trouxe ao mercado um produto digital chamado Project Crescent. Foi lançado ao público pela primeira vez no verão de 2011, além do SQL Server Codename Denali. Mais tarde, a Microsoft renomeou o programa para Power BI e o introduziu como uma das ferramentas funcionais do Office 365. Isso aconteceu em 2013.
Inicialmente, o utilitário foi baseado em suplementos do Microsoft Excel, mas depois a empresa desenvolvedora expandiu seus recursos introduzindo várias opções adicionais. O círculo de usuários em potencial também aumentou, pois anteriormente era projetado para analistas individuais e pequenas empresas que não possuem infraestrutura de TI própria desenvolvida. Nesta versão, o produto foi oferecido ao público em 2015.
Em 2017, no Power BI, apareceu uma edição separada do Report Server e uma versão especializada do Desktop RS. São serviços de business intelligence (BI) baseados em nuvem, bem como uma interface de desktop. Eles são complementados por painéis interativos de informação, pesquisa, descoberta, preparação e armazenamento de informações. A principal diferença entre o serviço e os análogos é o carregamento de dados visuais personalizados. Toda a essência das tecnologias digitais está refletida em um logotipo simples que passou por duas modificações.
2013 – 2016
A logomarca corporativa nunca continha parte de texto, o que enfatizava a seriedade e independência do serviço em relação aos programas convencionais. No início, consistia em uma tela de contorno e um gráfico de comparação. A exibição foi feita na forma de uma linha aberta formando um retângulo no qual um monitor de PC ou laptop era bem reconhecido. Na parte inferior havia quatro colunas largas de diferentes alturas: o mais curto era o elemento esquerdo, o mais alto era o direito. Todos os cantos eram arredondados e a linha tinha transições suaves, dando aos usuários uma sensação de segurança absoluta.
2016 – 2020
Os designers viraram a tela em linha reta (antes era virada para o lado) e reduziram a espessura do bisel. Além disso, a tela formada a partir do espaço negativo era muito mais ampla do que antes. Apesar do fato de os desenvolvedores terem deixado os cantos lisos, as extremidades da linha foram cortadas e tinham uma borda suave. Mas os autores do gráfico, ao contrário, arredondaram ainda mais as colunas. Ao mesmo tempo, sua altura era diferente e eles ficavam intercalados, sem uma sequência clara. A cor do logotipo clareou um pouco e, em vez de amarelo escuro, apareceu um ouro pálido.
2020 – presente
O emblema atual não se assemelha de forma alguma ao emblema de estreia, pois foi reduzido ao mínimo. Ele não contém um quadro em forma de display: seus designers finalmente o removeram. Da versão anterior, restava apenas um gráfico de barras, composto por três grandes elementos. Eles se parecem com retângulos verticais com cantos arredondados. Cada um deles é pintado em sua própria cor – de amarelo pálido a areia escura.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo foi constantemente modernizado, evoluindo de uma configuração complexa para uma configuração simples. Isso acrescentou modernidade e clareza a ele, de modo que a atenção dos usuários foi imediatamente voltada para o diagrama. O número de colunas também mudou: foi reduzido de quatro para três.
O emblema consiste apenas em símbolos gráficos, portanto, não há nada nele, exceto o ícone. A paleta de cores sempre se manteve no espectro de tons pastel-ouro. Usava areia amarela pálida, dourada e escura.