O Pinterest é uma plataforma online para namorar, comunicar e encontrar pessoas com interesses semelhantes, que está no formato de uma hospedagem gratuita de fotos. Ele permite que você adicione suas próprias imagens e faça coleções delas: “fixe” nos chamados “quadros”. Apesar de seu foco bastante restrito, o serviço de Internet atrai a atenção por seu design incomum e funcionalidade conveniente.
Significado e história
O que é o Pinterest?
O Pinterest é um serviço de internet americano com funções de hospedagem de fotos e redes sociais. Permite adicionar imagens, publicá-las no chamado “quadro”, combiná-las em coleções por tópico ou direção e compartilhá-las com os usuários. O fundador da plataforma é Ben Silbermann. Ela o lançou em 2010 com sede em San Francisco, Califórnia.
O emblema de estreia do Pinterest surgiu em 2010, quando foi lançada uma versão experimental do site – inicialmente fechada, e depois acessível apenas por convites. Pelo que sabemos, Ben Silbermann convidou pessoalmente os primeiros cinco mil usuários. O próprio projeto começou alguns meses antes, em dezembro de 2009.
Desde os primeiros dias, os incorporadores procuraram tornar a identidade corporativa atrativa de forma a conquistar a confiança dos visitantes. Afinal, o serviço “verde” desconhecido tinha que falar por si. Grandes esperanças estavam depositadas no logotipo como parte da identidade visual da marca. Designers retrataram a inscrição “Pinterest” em uma perspectiva incomum: moderna e moderna, com uma perspectiva clara sobre o público jovem.
Mas a plataforma online não se desenvolveu tão rapidamente quanto seus criadores desejavam. Em termos de número de visitas únicas, foi significativamente inferior ao Instagram concorrente, e a diferença foi impressionante. Seu sucesso veio já em 2011: o número de usuários começou a crescer exponencialmente. Foi assim que o emblema do Pinterest ficou famoso. Ela foi vista, reconhecida e discutida por milhões de pessoas em todo o mundo.
2010 – 2011
A primeira versão do logotipo foi criada com a fonte Bello Script. Ele imita uma inscrição manuscrita feita em caligrafia caligráfica. A cor de base é preta, com a palavra tendo uma sombra azul clara fantasmagórica e uma ampla borda branca com um contorno cinza. O emblema parece apresentável, mas um pouco caótico devido à mistura de vários elementos diversos.
2011 – presente
Após o lançamento do aplicativo para iPhone, o Pinterest começou a ganhar força. Por volta do mesmo período, ele introduziu um novo logotipo que é mais simples e mais comercial do que o anterior. Os designers tentaram preservar o estilo original: eles representaram uma letra “P” estilizada dentro de um círculo vermelho. Este emblema ainda é relevante hoje.
2011 – 2016
Em 2011, o serviço renovou a marca do lettering. Agora é visivelmente diferente do primeiro logotipo, embora os desenvolvedores Juan Carlos Pagan e Michael Deal tenham tentado manter um foco estilístico comum. A fonte ainda imita a escrita à mão, mas não parece a mesma de antes.
Mudou a forma das letras (especialmente “P”, “r” e “s”), bem como as linhas de conexão entre os caracteres. Por exemplo, uma longa faixa arredondada se estende para a direita a partir de “s”, que se curva para cima, depois desce abruptamente e se funde com o traço vertical “t”. A cor principal é o vermelho escuro, a cor secundária é o branco.
2016 – presente
Em 2016, a rede social abandonou sem remorso o logotipo que usava há cinco anos. Talvez porque o redesenho não tenha sido muito global: afetou apenas a fonte e combinou o nome do serviço com seu ícone redondo infame.
A inscrição parece profissional graças ao tipo de letra grotesco. Os desenvolvedores trouxeram todas as letras em uma única forma para que pareçam rigorosas e harmoniosas. Esta foi provavelmente uma tentativa de apresentar o Pinterest como um substituto do Instagram, Facebook ou Twitter para grandes corporações, em vez de uma plataforma de entretenimento para jovens.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo circular da rede social gerou processos judiciais. No fim das contas, ele repete quase completamente o ícone do Caminho: a cor vermelha principal e a forma da letra branca “P” e as proporções dos elementos coincidem. A única diferença é que o ícone do Path é um quadrado com bordas arredondadas, enquanto o do Pinterest é apenas redondo. Por causa disso, as pessoas muitas vezes ficam confusas e não entendem onde está o aplicativo.
Cronologicamente, o Path tem muito mais direitos sobre este símbolo. Ele já o estava usando quando o Pinterest estava prestes a registrar seu círculo vermelho com um “P”. Portanto, em 2012, uma rede social competitiva exigiu que o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos se recusasse a registrar um novo logotipo no Pinterest. A julgar pelo fato de ter sido aceita, a organização de patentes ignorou a objeção.
Se antes a inscrição no emblema era feita à mão, agora a fonte parece nova. Os designers escolheram o rigoroso Neue Haas Grotesk, adaptando-o ligeiramente ao estilo da plataforma online.
A paleta reflete as cores características do Pinterest, vermelho e branco. Quando a placa foi modernizada, as cortinas mudaram várias vezes.
O que está escondido no logotipo do Pinterest?
Existem vários significados ocultos no logotipo do Pinterest. Primeiro, ele reflete a letra P denotando o nome do recurso. Em segundo lugar, é um alfinete que enfatiza a capacidade de fixar uma imagem no quadro. Juntos, eles transmitem o tipo de atividade do serviço, pois seu nome é composto pelas palavras Pin (um alfinete, um alfinete) e Interesse (interesse).
Qual é o logotipo do Pinterest?
O logotipo deste serviço de Internet consiste em um sinal especial. Parece uma mola torcida com uma ponta e denota um alfinete. À direita do círculo vermelho e branco está o nome da hospedagem da foto, feita em impressão simples - uniforme, sem serifa e com leves arredondamentos.