A Paxcom, uma empresa de serviços de e-business, anunciou um rebranding. Foi anunciado que são esperadas alterações no design do site corporativo, e também haverá um novo logotipo.
O motivo desta decisão foi a recente fusão da empresa com a Paymentus, que presta serviços de pagamentos eletrónicos. Renovando sua identidade, a direção da empresa canta uma canção de elogio aos seus colaboradores, agradecendo e expressando seu respeito a eles. É também um sinal de cortesia para com os clientes que acompanham a marca e a ajudam a desenvolver e fortalecer a sua posição no mercado global.
De acordo com o CEO Punit Sindhwani, a empresa sempre esteve comprometida com a ideia de desenvolvimento contínuo e autorreflexão. O novo logotipo torna-se um reflexo do que os clientes e funcionários querem ver da empresa.
O futurismo é o principal motivo do novo logotipo. Como agora se acredita, é melhor representar o minimalismo no design. Assim, será mais fácil transmitir a mensagem principal da empresa, seja inovação, seja alfabetização profissional. Nada vai distrair.
Mas, por outro lado, o olho não terá nada para captar. Esta é uma falha importante na tradição minimalista da cultura visual de hoje.
Ainda assim, é possível justificar o caminho para um novo entendimento da marca Paxcom. O fato é que tal negócio, que a empresa representa, será difícil de explicar ou descrever com um logotipo para um homem comum na rua. Teremos que desenhar diagramas, muitos sinais, setas, etc. Para evitar supersaturação visual e aglomeração de imagens, um elemento gráfico seria uma ideia melhor. Nesse caso, o novo logotipo terá uma aparência mais apresentável, se é que será um logotipo de tipo bonito.
A escolha recaiu sobre a última opção. Uma fonte especialmente criada visualmente agradável não sobrecarrega a percepção com sua variação ou formas.
Se você olhar para o logotipo anterior, a diferença nas abordagens de design é enorme. É como mudar de uma bicicleta para um trem.
Deixe o logotipo consistir apenas em uma fonte fina, sem cores ou acentos brilhantes, mas o logotipo antigo parece o emblema de um supermercado na esquina mais próxima. Isso não é absolutamente o que uma empresa confiável e poderosa precisa. A marca amadureceu, desenvolveu muitos mecanismos, realizou milhares de operações e não dá para cair de cara na lama. É por isso que o novo visual da empresa, seu logotipo, feito com finas linhas de contorno, adquire um clima de tecnologia e intransigência.
O design é totalmente consistente com a sensação interna de frescor, perspectivas e abordagem de um futuro de sucesso.
Nas condições modernas, quando a pandemia está crescendo e se enfraquecendo, os empresários precisam respirar um pouco de ar fresco. Eles renovam sua identidade visual, buscam novos mercados de vendas, estabelecem conexões com novos parceiros e conduzem eventos à distância.
Mas tome um exemplo da vida: quando uma garota quer ter uma nova vida de alta qualidade, o que ela faz? Ela muda sua aparência, melhora seu senso de identidade, se dá mais confiança devido aos atributos externos. Quem muda o penteado, quem muda o estilo das roupas e quem compra coisas novas na casa.
Quando você quer novidade e uma percepção qualitativamente nova do mundo, então você definitivamente precisa atualizar o símbolo visual. Ele vai se encher de energia, independentemente do que a pessoa estiver fazendo – descanso, trabalho, entretenimento.
Da mesma forma com a Paxcom, duas marcas se fundiram, então neste momento é necessário fazer todos os esforços para promover o negócio, para acumular forças para novos avanços. Portanto, tudo o que foi feito pela marca foi feito para melhor. Para ele, um futuro promissor se aproxima.