Path of Exile é um videogame RPG gratuito adaptado para várias plataformas populares. Foi lançado para Microsoft Windows em 2013, para Xbox One em 2017 e para PlayStation 4 em 2019. Também existe uma versão do macOS agora. O RPG é publicado pela Grinding Gear Games da Nova Zelândia. Todo um grupo de especialistas trabalhou no jogo: o designer Chris Wilson, os roteiristas Nick Jones, Edwin McRae e Brian Weissman, o artista Erik Olofsson, o programador Jonathan Rogers.
Significado e história
Conforme concebido pelos autores, o videogame contém vários modos alternativos, cada um deles disponível para os jogadores. O primeiro é padrão. Os processos nele se desenvolvem por padrão, e os heróis derrotados são revividos na cidade que visitaram da última vez, mas já sem a experiência acumulada. O segundo é HC (Hardcore). Neste caso, os personagens não são revividos no mesmo lugar – eles são revividos, mas caem no primeiro modo. O terceiro é SSF (Solo Self Found). Os heróis desta liga não podem trocar com outros ou ingressar em grupos, eles podem apenas criar seus próprios itens.
O jogador passa por missões, luta com monstros, ganhando equipamentos e pontos valiosos. O personagem é controlado de um ponto alto – do ponto de vista de um pássaro. O jogador também explora masmorras, cavernas e áreas abertas. Além disso, os participantes têm a opção de escolher qualquer uma das classes disponíveis para se transformar em Bruxa, Templário, Sombra, Descendente, Ranger, Maroto ou Duelista. Cada um deles recebe uma das características básicas – inteligência, agilidade, força.
Os itens são gerados aleatoriamente. Eles têm soquetes especiais para gemas e têm propriedades especiais. Além disso, o valor de tais artefatos é diferente e depende de sua raridade, portanto, parte do jogo para os jogadores é gasta em busca de itens para obter uma amostra mais lucrativa. O mesmo se aplica a gemas que são colocadas em armas, armaduras e alguns anéis.
Isso e muito mais se reflete no emblema do RPG. É feito no espírito da magia antiga e é projetado como um atributo exótico. O esquema de cores também combina com o espírito mágico e o poder de enfrentar inimigos perigosos. O sinal parece um selo e uma decoração ao mesmo tempo.
O logotipo é em forma de ovo e tem asas nos lados direito e esquerdo. Ao lado deles estão círculos em miniatura decorados com ornamentos. Eles formam reentrâncias para pedras preciosas. Uma linha tênue se estende para cima deles, formando um arco, no qual há três placas redondas com retratos dos seres supremos. Cada um deles tem uma joia brilhante em suas testas: azul (centro), verde (direita) e vermelha (esquerda).
Na parte inferior, uma larga faixa com motivos gravados é bem visível, pois a textura do emblema lembra um atributo envelhecido de metal ou madeira. No meio há uma inscrição – o nome do videogame, feito em um estilo individual. O texto se estende por duas linhas: “Caminho de” na parte superior e “Exílio” na parte inferior. A primeira parte tem letras pequenas, a segunda parte grande. O “X” tem a forma de um elemento forjado e o “I” parece um enorme prego dividindo a palavra em duas metades.
O fundo do texto é claro. Por um lado, é branco leitoso com veios vermelhos e, por outro lado, castanho-avermelhado, como se tivesse lampejos de chama ou estrias de sangue. Eles vão para o fundo da borda. Personagens negros em tal substrato parecem intimidantes, consistente com o conceito de um videogame RPG.
Fonte e cores do logotipo
Para um logotipo exclusivo, os desenvolvedores escolheram uma fonte de design. É decorado no estilo de antiguidades raras – como se fosse um valioso artefato histórico. Ambas as letras “E” têm dentes pontiagudos nas extremidades. “X” parece uma ferramenta forjada. “I” é feito na forma de um enorme prego de metal.
A paleta corporativa inclui várias cores do espectro escuro: marrom, carmesim, preto. Mas também há cores claras: leitosas, azuis, verdes, douradas, acobreadas.