Em 2017, a rede de fast food Panda Express comemorou a abertura de sua 2.000ª filial. Desde então, abriu mais duzentos restaurantes onde vão jantar os amantes de tudo o que é crocante e doce apimentado. O menu combina cozinha chinesa e americana. O mais famoso deles são os pedaços de frango ao molho de laranja. Começou a ser servido em 1987, quatro anos após a criação da marca. E em 2008, os chefs começaram a cozinhar o popular Beijing Beef a partir de carne bovina, cebola e pimentão. Apenas um ano depois, apareceu um alimento dietético de baixa caloria. Em 2010, foi vendida a primeira porção de camarão com nozes e mel. Fast food autêntico está disponível em mais de 10 países ao redor do mundo, incluindo Emirados Árabes Unidos, Coréia do Sul e Canadá.
Significado e história
A marca Panda Express, juntamente com a Panda Inn, é propriedade do grande Panda Restaurant Group. A história da empresa familiar começou em 1973, quando o chef Ming-Tsai Cherng e seu filho Andrew abriram seu primeiro restaurante Szechuan. Mais tarde, eles se juntaram a Peggy Cherng, esposa de Andrew. Para atrair clientes, eles tiveram que fazer muitas promoções e distribuir comida de graça.
A marca Panda Inn corria o risco de falir, mas tinha uma versão de fast food – Panda Express. Isso aconteceu em 1983, depois que o gerente da Glendale Galleria sugeriu que os donos de restaurantes abrissem um fast food no shopping. Podemos dizer que eles tiveram sorte, porque sem conexões com o treinador de futebol Terrence Michael Donahue, eles não teriam conseguido.
Desde então, a rede vem se expandindo ativamente. Suas filiais operam não apenas nas ruas da cidade, mas também em aeroportos, campi universitários, estádios e bases militares. Ou seja, o logotipo da Panda Express, que ao mesmo tempo serve como sinal publicitário, é familiar para milhões de pessoas. Parece muito elegante porque os donos de restaurantes consideraram a identidade visual da marca tão importante quanto um cardápio bem pensado.
Os designers criaram o símbolo mais adequado para estabelecimentos de restauração – a imagem de um panda. Esta é uma escolha lógica, alinhada com a visão da empresa e sublinhando a sua ligação com a cultura chinesa. A marca Panda Express já foi roubada por golpistas. Eles abriram um restaurante com o mesmo nome para se passar por uma filial da rede e usaram o logotipo original sem permissão. Após uma investigação, o ponto ilegal foi fechado e seus proprietários foram multados.
Além disso, recentemente Panda Express tem um concorrente – Panda Libre com cozinha mexicana-asiática. Devido à semelhança de nomes e do mascote comum apresentado nos emblemas, uma cadeia de restaurantes chinesa entrou com uma violação de direitos autorais em 2020. Como resultado, o proprietário da empresa foi forçado a renomear sua loja de catering para Kung Pow Restaurant. Além disso, a própria empresa Panda Express usa um logotipo semelhante ao símbolo da organização pública World Wide Fund for Nature, mas isso não incomoda ninguém. Tanto lá quanto ali, um panda em pé é retratado, apenas para a marca de fast food ele é direcionado para a esquerda e para o WWF é direcionado para a direita.
1973 – 1983
Antes de o Panda Express entrar no mercado, havia uma cadeia de restaurantes Panda Inn servindo comida tradicional de Szechuan em um ambiente formal. Seu primeiro estabelecimento foi inaugurado em 1973, e ao mesmo tempo surgiu o logotipo, que perdurou pelos dez anos seguintes. O personagem central, como esperado, foi o panda. Os artistas a retrataram em estilo cartoon, com um broto de bambu verde nas patas dianteiras. E para destacar melhor o animal em preto e branco, eles adicionaram um grande círculo vermelho com uma borda preta contra o fundo – uma espécie de sol.
Na metade inferior havia um comprimido retangular carmesim com inscrições brancas. A linha superior foi ocupada pelo nome da marca. No meio estava a frase “MANDARIN CUISINE”, sublinhada em ambos os lados com linhas horizontais. E abaixo dele estão três caracteres chineses. Para palavras em inglês, foi usada uma fonte fina sem serifa.
1983 – 2009
Em 1983, uma versão “fast food” do Panda Inn apareceu – Panda Express. A nova cadeia de restaurantes herdou de seu antecessor não apenas o nome, mas também um sistema de símbolos gráficos. Ela recebeu um logotipo semelhante com a imagem de um panda, embora desta vez o animal não estivesse sentado, mas em pé, de modo que apenas três patas fossem visíveis. O design geral era uma reminiscência do emblema mundialmente famoso da WWF. O círculo de fundo não desapareceu. Os desenvolvedores o projetaram para parecer um rondel, destacando o meio escarlate e um grande anel branco ao longo da borda. O contorno externo preto tornou-se escarlate. A tabuinha retangular desapareceu, então todas as inscrições ficaram no anel. Tradicionalmente, o nome da marca estava no topo, e abaixo estava a frase “GOURMET CHINESE FOOD”.
2009 – 2014
Em 2009, a Panda Express tornou o seu logótipo mais expressivo. Para fazer isso, ela teve que substituir a cor vermelha por carmesim e usar uma fonte sans-serif preta em negrito para o texto.
2014 – presente
Alguns anos depois, a empresa modernizou novamente o símbolo gráfico. A cor carmesim tornou-se um vermelho pálido, e todas as bordas das letras foram arredondadas. Mas a atualização mais significativa é que o nome da marca agora está parcialmente escrito em uma fonte com serifa. Quanto ao panda pintado, os designers mudaram ligeiramente sua forma, embora isso não seja tão perceptível. No lugar da longa frase “GOURMET CHINESE FOOD” está a frase lacônica “CHINESE KITCHEN”.
Fonte e cores do logotipo
O mascote da rede de restaurantes demonstra sua conexão com a China, pois os pandas só são encontrados lá. Esses animais são considerados um símbolo nacional da RPC e são usados até mesmo como uma ferramenta diplomática – um “presente vivo” para estados amigos. E a China moderna os aluga por dez anos e os leva de volta junto com os filhotes, então é difícil encontrar algo mais chinês do que um panda. As autoridades do país não permitem que os ursos de bambu se estabeleçam pelo mundo e ganhem um bom dinheiro com eles, embora todo o dinheiro vá para o fundo de proteção de espécies ameaçadas. Assim, o logotipo do Panda Express reflete totalmente o conceito do restaurante.
Até 2014, as palavras no logotipo da marca eram escritas em Frutiger Cond Bold, que surgiu graças a Adrian Frutiger. Então os tipógrafos trabalharam um pouco no estilo e transformaram tanto o grotesco que as letras “P” e “D” tinham uma serifa curta na parte superior. E as bordas de todos os símbolos ficaram arredondadas, o que não era observado antes.
O esquema de cores também foi alterado: o tradicional tom de framboesa (#CE123D) foi substituído pelo vermelho (#C12322). Após o redesenho, apenas preto (#000000) e branco (#FFFFFF) permaneceram.