O Panathinaikos foi criado para popularizar o futebol na sociedade grega. Isso aconteceu em 1908, quando quatro dezenas de jogadores foram forçados a deixar o poliesportivo Panellinios G. S. devido à extinção do time de futebol. Fundaram o Podosferikos Omilos Athinon, que no futuro se tornou conhecido como Panathinaikos (Panathinaïkós Athlitikós Ómilos) em homenagem ao discurso “Panathenaicus” do orador Isócrates. O clube está localizado na cidade de Atenas e é propriedade de dois proprietários: Sortivo International Ltd. e o empresário Giannis Alafouzos.
Significado e história
O homem que teve a ideia de fazer do trevo o símbolo do time era ele mesmo um jogador de futebol. Michalis Papazoglou ingressou no Panathinaikos no início da década de 1910, quando a maioria dos jogadores deixou o clube devido a um conflito entre os membros do conselho. Se não fosse por este evento, o PAO poderia nunca ter tido seu emblema icônico. Georgios Chatzopoulos, que mais tarde se tornou o presidente da organização esportiva, participou de seu desenvolvimento.
1908 – 1909
O primeiro logotipo do Panathinaikos apresentava uma bola de futebol – seu símbolo. Ele estava dentro de um círculo de luz colocado no centro do ringue. O nome Podosferikos Omilos Athinon foi escrito nas bordas do alfabeto grego.
1910 – 1917
Uma nova era na história do clube começou em 1910, quando o fundador, Giorgos Kalafatis, saiu, junto com a maioria dos jogadores. Graças a isso, novos jogadores foram adicionados ao time, incluindo Michalis Papazoglou, que teve um grande papel na criação da identidade icônica do futuro.
No mesmo período, o verde, junto com o branco, foi reconhecido como parte da paleta oficial. Como resultado, o clube tem um logotipo de círculo verde e branco que representa um homem correndo em forma de Panathinaikos e uma inscrição em grego.
1918 – 1921
Em 1918, o atleta grego Michalis Papazoglou propôs fazer do trifólio um símbolo da equipe – um sinal de sorte, união e harmonia. Talvez o jogador de futebol tenha tirado essa ideia de Billy Sherring: quando um maratonista ganhou uma das Olimpíadas de 1906, ele tinha um trevo verde no peito. No emblema do Panathinaikos, esse elemento estava localizado dentro de um círculo branco, colocado em um anel com o nome grego do clube.
1922 – 1929
Em 1922, a organização esportiva foi renomeada para Panathinaikos Athlitikos Omilos. Imediatamente após o rebranding, os designers mudaram o logotipo. Eles removeram as letras longas e removeram a linha verde que separa o círculo e o anel. Isso tornou possível mover o trifólio para cima para que houvesse espaço abaixo para o ano de fundação do clube. A única sugestão do nome são as letras “Π”, “A” e “O”, localizadas no topo de três folhas.
1930 – 1959
O círculo branco tinha um anel novamente – desta vez um verde escuro. Todas as inscrições foram transferidas para ele: a abreviatura “ΠAO” (acima) e o número “1908” (abaixo). O trevo, as letras, os números e o contorno do anel ficaram marrons.
1960 – 1969
O clube mudou sua tradição pela primeira vez, usando um escudo em forma de triângulo com dois cantos cortados em vez de um círculo. Os elementos permaneceram em seus lugares, apenas o trevo agora é amarelo, não marrom. O escudo é dividido diagonalmente em duas metades: uma parte superior verde-clara e uma parte inferior branca.
1970 – 1974
O ano em que o Panathinaikos foi criado foi removido. O desenho do emblema foi radicalmente alterado: a maior parte do escudo é coberta com listras verticais, que são pintadas em dois tons de verde.
1975 – 1984
O clube devolveu o logotipo redondo com um trevo no centro. Na moldura do ringue verde consta a inscrição “ΠΑΝΑΘΗΝΑΪΚΟΣ ΑΘΛΗΤΙΚΟΣ ΟΜΙΛΟΣ”, complementada pelo ano de fundação da equipa.
1985 – 1994
Após o redesenho, o anel ficou muito estreito e o nome completo foi reduzido para três letras “« AO “, que agora estão localizadas acima das folhas. O número “1908” está escrito diretamente sob a perna do trevo.
1995 – presente
A versão final do logotipo do Panathinaikos FC é tão redonda quanto as anteriores. Contém um anel branco que separa as inscrições “ΠΑΝΑΘΗΝΑΪΚΟΣ” e “1908” da parte gráfica. Duas pequenas estrelas de cinco pontas são representadas entre a palavra e o número. Todos os elementos são verdes.
Fonte e cores do logotipo
O trevo, proposto por Michalis Papazoglou, acabou por ser o símbolo que a liderança da equipe procurava. Eles precisavam de algo que fosse associado à cidade de Atenas, à cultura grega, e ao mesmo tempo não nacionalista e universal. O trevo é perfeito para essa função, pois significa sorte, natureza, união e harmonia.
A palavra “ΠΑΝΑΘΗΝΑΪΚΟΣ” é escrita no alfabeto grego. As letras são angulares: mesmo “Ο” não é redondo, mas octogonal. O mesmo se aplica aos números que compõem o número “1908”. Em termos de paleta, o emblema do Panathinaikos inclui as cores principais do clube: branco (#ffffff) e verde (# 00793f).