Oxford University Press – uma das divisões da instituição de ensino superior mais antiga do mundo, fundada em 1586, exibiu seu novo logotipo. A atualização de estilo foi realizada pela primeira vez nos últimos 30 anos. Desenhado pela agência de branding Superunion e pelo renomado designer de logo Rob Clarke.
Como a maior editora do mundo, Oxford University Press tem o maior volume de negócios financeiro anual entre essas organizações. Para garantir a rapidez e comodidade na distribuição de literatura educacional, infantil, científica e outras, a editora abriu 60 filiais em vários países do mundo, onde a impressão é feita no idioma do país. O primeiro escritório de representação foi uma filial nos Estados Unidos, aberta em 1896. Hoje, a editora realiza impressão de literatura em duas direções – “obras científicas de prestígio sob a marca Clarendon Press, e o resto da literatura em seu próprio nome.
Apesar de uma fama tão significativa, Oxford University Press não se afastou das mudanças que caracterizam hoje. A introdução generalizada de novas tecnologias na vida de cada pessoa, uma mudança de visão sobre os métodos de recebimento e consumo de informação pela nova geração e, finalmente, uma pandemia – todas essas são características da época atual, que exigiram uma revisão de até mesmo tradições enraizadas. Para apoiar a transformação contínua necessária no ambiente atual, a Oxford University Press decidiu mudar a marca.
O novo logotipo é uma confirmação do compromisso da universidade com o foco digital. Como elemento principal do estilo atualizado, demonstrando a transição para o uso do último para aumentar a disponibilidade de conhecimento e simplificar o aprendizado, o logotipo também refletiu a transição do conservadorismo britânico típico para a flexibilidade e compreensão das condições modernas. Disposição para acompanhar os tempos é a principal mensagem que a Universidade de Oxford enviou para o mundo inteiro.
O emblema é um círculo com uma cavidade no interior, ao lado do qual está o texto do nome da instituição. A placa possui listras na parte superior do círculo, simbolizando as páginas do livro a serem viradas. O próprio sinal é um reflexo da primeira letra do nome da universidade. Essa combinação remete ao enorme legado da instituição como uma das primeiras editoras, que em 1480 se tornou a principal impressora de obras bíblicas. Ao mesmo tempo, a transformação atual simboliza as tendências de publicação multiformato atuais e futuras.