Os fãs de Minecraft já podem se familiarizar com as novas mudanças visuais no logotipo do popular videogame. Lançado em 2011, como um jogo com um elemento de processo que permite ao jogador expressar um alto grau de sua própria criatividade em interações, alternativas, sem um objetivo específico, imediatamente se apaixonou por muitos gamers. Durante sua existência, tornou-se o mais vendido. Uma característica atraente do jogo eram os muitos mundos que podem ser criados com a simples coleta de recursos e construção gratuita. Este vasto universo consiste em vários lançamentos, grandes atualizações e variações adicionais jogáveis. Para unir toda a franquia em um único espaço visual, a marca decidiu reformular sua própria identidade.
Ao longo dos dez anos de sua existência, o Minecraft se tornou um fenômeno global que superou o universo de jogos sem limites. Uma franquia de entretenimento simples atingiu a mesma complexidade que o mundo do Lego favorito de todos. No decorrer de seu crescimento e expansão, a marca começou a perder sua integridade, sendo percebida como fragmentada e desprovida de direção clara. Para mudar a situação, os designers fizeram todos os esforços para formar uma nova identidade – sistemas de design e filosofias que unem inúmeras partes desse universo, incluindo jogos, serviços, programas de TV, festivais, eventos diversos, brinquedos, comunidades. Apesar de alguma complexidade de visualização, a identidade adquiriu uma atractiva ludicidade e facilidade de percepção visual.
Entre os principais métodos de influenciar o consumidor, foram aplicadas ampliações e simplificações no grafismo e esquema de cores da composição do logotipo. A nova identidade foi focada na estratégia futura da marca, nova arquitetura e filosofia geral de design. Isso contribuiu para a unificação e direcionamento dos esforços criativos, tanto da equipe de desenvolvimento quanto dos parceiros. A visualização ganhou sensualidade, a capacidade de se comportar de maneira especial e parecer mais atraente. A repetição e fragmentação em todos os elementos de identidade foram reduzidos. O design e a marca foram alinhados em todas as propriedades digitais e físicas, facilitando ao máximo seus novos desenvolvimentos. A identidade corporativa tornou-se comum em toda a franquia, cativando o usuário, como o próprio jogo. Uma simples grade de pixels é a base do sistema de design, aplicada em cada ativo, logotipo, tipografia, design digital. Com sua ajuda, é garantida uma continuação natural do jogo, com base na mesma resolução em sua exibição visual. Toda a estrutura é construída sobre o uso de blocos. O logotipo manteve perspectivas e dimensões reconhecíveis, estando em melhor sincronização com o mundo dos pixels. A aparência suave do logotipo tornou-se mais rasterizada, as mudanças de perspectiva foram mínimas, mas garantiram a precisão e a suavidade das mudanças nas sombras e na iluminação. Isso também afetou o deslocamento do gradiente no plano frontal, garantindo o reflexo natural das sombras da luz incidente.