Orquestra Filarmônica de Israel (IPO) – clássicos e tradições em uma nova imagem

Israel Philharmonic Orchestra Logo


85 anos é uma idade significativa não apenas para os humanos. Há quantos anos existe a Orquestra Filarmônica de Israel (IPO), fundada em 1936 antes mesmo da criação do próprio estado israelense. Na época de sua formação, era chamada de Orquestra Filarmônica da Palestina. Hoje é a principal orquestra sinfônica de Israel, com sede na capital, onde se apresenta constantemente no maior salão da capital – Heichal HaTarbut. Há dois anos, em 2019, o brilhante e lendário maestro Zubin Mehta entregou as rédeas a Lahav Shani, alertando para a necessidade de revisitar alguns dos elementos publicitários do IPO e refletir o novo espírito trazido pelo novo líder. Ao mesmo tempo, é necessário adaptar a conhecida marca da orquestra às exigências do nosso tempo.

Israel Philharmonic Orchestra Novo Logotipo

O principal elemento do emblema do IPO é o importante símbolo judaico – Hanukkiah. Foi ele quem foi e continua a ser uma figura acentuada tanto da velha como da nova composição. A ligação ao perfil é garantida pela utilização de um diapasão na imagem, harmoniosamente inscrito no símbolo. Buscando uma simplificação e maior comodidade da percepção visual, que exige modernidade, a imagem da nota, que sobrecarregava a imagem, foi retirada do logotipo. O próprio símbolo foi reduzido a 7 ramos, o que melhorou sua percepção visual. Chanukkiah foi colocado em um círculo, que simbolizava o movimento eterno para a frente com o apelo obrigatório às suas raízes.

Israel Philharmonic Orchestra Emblema

O texto foi ligeiramente modificado. Agora, à direita do símbolo está o nome abreviado – Israel Philharmonic, cujas palavras estão alinhadas à direita e localizadas uma abaixo da outra. O estudo dos arquivos do IPO encontrou muitas coisas interessantes no design de antigos cartazes e cartazes publicitários, que ajudaram a fazer uma ligação direta entre o futuro e o passado, graças ao uso de algumas fontes antigas e à ordem das palavras de o nome. Para pôsteres e pôsteres de qualquer tipo – eletrônico ou impresso, foi aplicada a hierarquia tradicional de disposição do texto – regente, orquestra, data, hora de início, programa. A fonte obrigatória foi escolhida, que parecia impressionante em hebraico e inglês.

Israel Philharmonic Orchestra Antes e Depois Logo (historia)

Sob este texto, em impressão menor, há uma indicação do novo diretor musical – Diretor Musical: Lahav Shani – em uma linha, o que é especialmente necessário hoje para informar os ouvintes sobre a oportunidade de conhecer uma nova forma de apresentar obras-primas até 300 anos atrás, o que pode fazer você sentir toda a beleza, mesmo da Geração Z ou dos baby boomers.