Oracle é uma marca comercial da empresa americana de mesmo nome que produz hardware e software. Seus produtos incluem hardware de servidor, aplicativos de negócios, middleware e sistemas para criar e usar bancos de dados. A empresa foi fundada em 1977 na Califórnia (EUA).
Significado e história
O que é Oracle?
Este é o nome de uma empresa americana que é concorrente direto da Microsoft no campo de desenvolvimento de software. Ela é especializada em aplicativos de negócios, DBMS e middleware. Desde 2008, o sortimento da Oracle inclui hardware de servidor.
O logotipo atual da Oracle apareceu após o rebranding de 1982. Antes disso, a organização era conhecida como Software Development Laboratories e pertencia a três empresários que trabalharam em um projeto secreto da CIA com o codinome Oracle. Em meados de 1979, a corporação recebeu o nome de Software Relacional e, três anos depois, Oracle, em homenagem ao DBMS Oracle v.2 comercialmente bem-sucedido. Ao mesmo tempo, ela teve que alterar o logotipo para combinar com a nova identidade corporativa.
1977 – 1979
Em 1977, a Oracle estreou no mercado como Laboratórios de Desenvolvimento de Software, identificando imediatamente o escopo de seus interesses profissionais. Ela começou com software corporativo e tecnologias de banco de dados, gradualmente expandindo e complicando a lista de produtos de software. Todos os logotipos subsequentes falam da seriedade de suas atividades.
1979 – 1983
O emblema deste período distingue-se pelo seu minimalismo e abordagem empresarial, pois os seus elementos se assemelham a um esquema geométrico – aliás, avançando para cima. Um gráfico escalonado é colocado contra o fundo de um retângulo preto sem bordas. À esquerda você pode ver um fragmento vermelho estreito, que se transforma em um retângulo alto e largo. Em cima deles está o antigo nome da empresa – Relational Software Systems Inc. A frase é feita em letras bege com um leve tom na parte inferior. A fonte está em minúsculas, exceto para os primeiros caracteres – eles estão em maiúsculas.
1983 – 1995
Em 1983, ocorreu um rebranding, após o qual a empresa passou a ser conhecida como Oracle Systems Corporation. Ou seja, ele realmente mudou seu status legal – tornou-se uma corporação. Ao mesmo tempo, a empresa mudou o logotipo – alinhando-o com o novo nome. Mas ela escolheu o mesmo estilo – minimalista. Nesse caso, ficou ainda mais conciso, pois a direção optou por abandonar a parte gráfica e deixar apenas o elemento texto. No entanto, os designers introduziram nele detalhes desenhados à mão da marca: um “O” horizontal em forma de oval, um “A” com bisel na barra transversal e um “E” alongado com arredondamento, que lembra o “ucraniano” Є “. A linha inferior é ocupada pelas palavras “Systems Corporation”. Eles contêm letras altas e finas sem serifa.
1995 – presente
Preocupada com a falta de gráficos, a empresa de software decidiu adicioná-lo mesmo assim. Para fazer isso, ela usou a primeira letra do nome atual Oracle Corporation. Os designers ampliaram o sinal o máximo possível e colocaram um grande oval no lado esquerdo. Eles removeram a inscrição inferior e repintaram o resto do texto em vermelho. A forma geométrica fechada representa a unidade de software, produtos de hardware e serviços digitais.
Fonte e cores do logotipo
Os designers criaram dois emblemas para a empresa: um branco com letras vermelhas e um vermelho com letras brancas. Eles diferem apenas no arranjo “invertido” de cores – todo o resto, incluindo proporções e fonte, é o mesmo. Em 2010, a corporação comprou a Sun Microsystems, com ela adquiriu os direitos de sua identidade visual e decidiu usá-los.
O logotipo original da Sun Microsystems foi criado pelo Professor Vaughan Pratt, que lecionava na Universidade de Stanford. Os designers do Oracle deixaram apenas o ambigrama em forma de diamante e a palavra “Sol” da versão original e colocaram um retângulo vermelho com as palavras “ORACLE” embaixo deles.
O emblema principal não simboliza nada: é o nome da empresa, representado em uma fonte incomum. Mas o fabricante do software possui um ícone que é usado no espaço web. O ícone se parece com um retângulo oval com uma borda vermelha larga. Se você olhar de perto, verá que é o “O” invertido do logotipo da Oracle em tamanho real.
A corporação prefere uma fonte personalizada que combine elementos arredondados e pontiagudos. As letras não têm serifas: todas as linhas horizontais, incluindo o traço entre as partes laterais do “A”, são cortadas em ângulo. Este design torna a inscrição brilhante, mesmo sem símbolos gráficos adicionais.
A paleta do logotipo é bastante variada, embora os desenvolvedores tenham aderido a duas cores: branco e vermelho (Pantone PMS 485). Em alguns casos, o uso de um gradiente RGB e uma versão monocromática em preto e branco é permitido dependendo do contexto visual.
Qual é o logotipo da Oracle?
O logotipo da Oracle é uma inscrição em letras vermelhas. Para o nome da corporação, os designers desenvolveram uma fonte individual na qual combinam linhas alongadas e comprimidas, arredondamentos, cantos agudos e cortes simétricos.
Posso usar o logotipo da Oracle?
O logotipo desta empresa americana não pode ser usado sem a permissão dos detentores dos direitos autorais ou sem uma licença especialmente obtida.
Oracle é uma marca registrada?
Sim, Oracle é uma marca registrada de propriedade da empresa de mesmo nome.
Quais sistemas estão em Oracle?
O portfólio de sistemas da Oracle inclui uma ampla variedade de produtos para diversos fins, incluindo Oracle Private Cloud Appliance, Oracle Zero Data Loss Recovery Appliance, Oracle Database Appliance e Oracle Exadata.