OnlyFans é uma plataforma online britânica onde os usuários têm acesso a conteúdo exclusivo. O serviço é monetizado: os próprios criadores de materiais de foto e vídeo definem seu custo. Eles podem cobrar dinheiro para ver certas postagens ou cobrar uma taxa mensal de não mais de US$ 50 por pessoa. A fonte de renda adicional são as doações voluntárias. É verdade que o site recebe 20% de todos os pagamentos. Apesar das altas taxas, OnlyFans se tornou muito popular nos últimos anos. Chamou a atenção de quem perdeu o emprego devido à pandemia do COVID-19 e de quem buscava entretenimento digital. Somente em 2020, sua receita cresceu 540% e o número de usuários aumentou 500%.
Significado e história
A plataforma para troca de produtos de mídia existe desde 2016 e faz parte da estrutura da Fenix Internacional. Seu criador, Timothy Stokely, queria aproximar figuras públicas e seus fãs para que alguns pudessem ganhar com seus próprios talentos, enquanto outros pudessem ter acesso a materiais exclusivos. Na maioria das vezes, figuras públicas, modelos, treinadores de fitness, maquiadores, instrutores de culinária e blogueiros do YouTube monetizam seu trabalho. Mas o OnlyFans tem um lado sombrio: o serviço é usado para conteúdo adulto pay-per-view. Portanto, o site tem restrições estritas de idade 18+. Apesar da ausência de proibição de publicação de fotos e vídeos espontâneos, os moderadores ainda monitoram as “palavras-gatilho”.
O segundo tópico mais popular é beleza e maquiagem. Por exemplo, aulas sobre como aplicar maquiagem ou pentear o cabelo de estilistas profissionais. Músicos, entusiastas do fitness e chefs também encontraram públicos regulares. Eles usam o OnlyFans como um complemento para suas redes sociais, um lugar para cobrar taxas de assinatura. Os autores bloqueiam vídeos e fotos postados para torná-los pagos. Este conceito reflecte-se no logótipo da plataforma online: o pictograma em forma de cadeado alude claramente ao acesso restrito. Está integrado na letra “O” do nome do serviço.
2016 – 2021
O principal símbolo gráfico de OnlyFans é uma inscrição que combina vários estilos. Seu lado esquerdo (“ONLY”) parece muito conciso graças a uma fonte simples sem serifa e letras pretas. O único elemento marcante é o cadeado azul representado dentro da primeira letra. Consiste em um corpo semicircular e um arco semicircular. O buraco da fechadura é um pequeno círculo branco com um traço na parte inferior.
No caso de OnlyFans, o cadeado simboliza o acesso fechado ao conteúdo protegido por direitos autorais. Mas na cultura de diferentes países, é considerado um talismã que atrai riqueza, sorte e felicidade. Assim, seu significado pode ser interpretado de duas maneiras.
A segunda parte do logotipo (“FANS”) se destaca no fundo da primeira, diferindo tanto na cor quanto no estilo. Com seu brilho e forma descuidada, equilibra a metade minimalista da inscrição, pois o principal objetivo do serviço é o entretenimento digital.
2021 – presente
O logotipo atual é radicalmente diferente da versão anterior: em vez de uma inscrição cursiva, apareceu uma impressa, o cadeado do anel desapareceu e o próprio anel se transformou em um círculo quase contínuo semelhante a uma rosquinha com asas. Apesar da comparação ridícula com a asa, ela ainda está lá: segundo os projetistas, são os traços horizontais da letra “F”, que está ligada ao “O”. Eles estilizaram suas partes salientes, tornando-as mais graciosas e fluidas para que realmente parecessem asas. Em vez de um cadeado em miniatura, agora são usados os primeiros caracteres do nome do serviço, combinados na preposição “OF”.
Fonte e cores do logotipo
Os desenvolvedores decidiram tornar o texto legível, para o qual escolheram uma fonte impressa em vez de uma fonte itálica. A inscrição é feita em grotesco arredondado. A paleta de cores foi ampliada: além do azul claro, o logotipo agora conta com o azul escuro, que é usado para colorir a segunda metade do nome e os elementos visíveis da letra “F”.