OneDrive é o nome de um dos serviços mais famosos da Microsoft. É um armazenamento do tipo nuvem projetado para sincronizar e hospedar arquivos de vários formatos. A plataforma está adaptada aos sistemas operativos mais comuns: macOS, IOS, Android e Windows. Os usuários podem ser pessoas de diferentes partes do mundo, pois a interface oferece mais de 100 idiomas.
Significado e história
O primeiro lançamento de um produto funcional ocorreu no verão de 2007. Em agosto, usuários de todo o mundo tiveram acesso a um amplo armazenamento eletrônico, que se distinguiu por um alto nível de conveniência e confiabilidade. Mas, os criadores não iriam parar por aí, então, no futuro, os usuários foram apresentados a novas modificações que mudaram uma após a outra.
2007
A história do OneDrive começou em 1º de agosto de 2007. Neste dia, a Microsoft apresentou ao mundo a versão oficial do repositório com um logotipo personalizado e o nome original do Windows Live Folders. Literalmente, foi traduzido como “Pastas do Windows Live”. A versão foi disponibilizada pela primeira vez para testadores da América e, posteriormente, o público foi significativamente expandido.
O primeiro logotipo da plataforma era uma inscrição simples, complementada pelo famoso ícone do Windows. A bandeira foi feita em 4 cores tradicionais e colocada na frente do nome do serviço. A fonte tinha um formato padrão e letras finas e arredondadas. Tal emblema não tinha nada de notável, mas ao mesmo tempo transmitia claramente a essência do cofre.
2007 – 2008
No final de 2007, ocorreu um evento significativo para a empresa – o nome da plataforma foi alterado para SkyDrive. A decisão de mudar o nome pode ser interpretada como um desejo de melhorar o atendimento e modernizar sua identidade corporativa. Durante este período, o repositório tornou-se disponível para uma ampla gama de usuários (a área de cobertura incluiu mais de 60 países).
O Windows Live SkyDrive recebeu um novo ícone que se tornou um símbolo de mudança na empresa. O logotipo do programa agora consistia em 3 elementos: a imagem do disco rígido, a bandeira da corporação Windows e o nome do serviço. A fonte e as cores não foram alteradas. As letras são limpas e finas, e a bandeira ainda consistia em 4 cores. A cor das letras era preta. Tais mudanças simbolizavam alguma renovação e ao mesmo tempo enfatizavam a estabilidade.
2008 – 2010
Em 2008, os desenvolvedores do SkyDrive surpreenderam agradavelmente seus usuários. Eles expandiram a capacidade de armazenamento para 25 GB e também adicionaram um novo recurso (armazenamento de fotos e vídeos). As mudanças também se refletiram no logotipo corporativo. O ícone do disco rígido com uma pequena bandeira foi substituído por uma bandeira da versão original do Windows. Segundo os desenvolvedores, esse design enfatizou melhor a essência do programa. Conforme apresentado, existiu por 2 anos.
2010 – 2011
A próxima mudança ocorreu em 2010. Em 7 de junho, o SkyDrive recebeu uma nova atualização – suporte para aplicativos de escritório (Office Web Apps). O novo recurso abriu novas possibilidades para os usuários e tornou o programa mais popular.
As atualizações também afetaram o logotipo. A fonte da inscrição e o ícone localizado na frente dela foram alterados. Windows Live SkyDrive dividido em 2 partes. As duas primeiras palavras estão localizadas em cima das palavras SkyDrive. A parte inferior ficou mais expressiva à medida que o tamanho da fonte aumentou.
A bandeira do Windows foi substituída por um ícone elegante que se parece com 2 nuvens. Entre eles há uma fina fita dourada com bordas livres. As atualizações tornaram o logotipo mais compreensível e amigável. Duas nuvens conectadas por uma fita simbolizavam a sincronização e a troca de dados.
2011 – 2012
2011 foi o início de uma nova era da identidade visual do OneDrive, que começou com uma mudança na tecnologia de transferência de dados. Para a nova versão, foi utilizado o formato HTML5. Além disso, o repositório recebeu uma interface atualizada e várias opções úteis. Muitas mudanças também afetaram o design gráfico. Durante esse período, as palavras Windows Live foram removidas do nome e substituídas por Microsoft. O complemento SkyDrive e o ícone da nuvem permanecem inalterados.
2012 – 2014
Em agosto de 2012 houve mudanças mais significativas no design do logotipo. Tal como em períodos anteriores, este evento foi acompanhado por várias atualizações funcionais. Atenção especial também foi dada à interface gráfica. A empresa mudou para um novo nível usando o estilo Metro UI.
Sua essência está na ênfase na conveniência, minimalismo e linhas suaves, que se manifesta no novo logotipo. Incluiu 2 nuvens, feitas em azul e sem linha amarela. Um deles foi sobreposto ao outro, simbolizando o armazenamento e sincronização de dados. A imagem foi complementada com a inscrição Sky Drive em azul. Uma cor azul clara foi escolhida para o fundo, que está associada à confiabilidade.
2014 – 2019
Fevereiro de 2014 começou com a perda de uma ação judicial. A British Sky Broadcasting disse que o logotipo existente do serviço infringe os direitos de marca registrada. A Microsoft perdeu nessa disputa, motivo da mudança de logo e nome. O armazenamento em nuvem recebido a partir desse momento ficou conhecido como OneDrive.
O logotipo foi bastante simplificado. Consistia em duas nuvens pintadas de azul. O ícone lacônico foi muito apreciado por muitos usuários. E, não é surpreendente. Afinal, a cor azul evoca confiança, sentimento de boa vontade, e também denota desenvolvimento e profissionalismo.
2019 – presente
A versão final do emblema foi adotada apenas em 2019. O objetivo do redesenho foi deixar o logotipo mais estiloso e alinhado com a nova geração de tecnologias digitais. O processo de atualização usou a nova linguagem de design Fluent Design. Esta é uma solução mais moderna do que o antigo estilo de interface do usuário do Metro obsoleto.
Fonte e cores do logotipo
Uma atualização completa do design gráfico deu um resultado incrível. O programa recebeu um logotipo lacônico na forma de uma única nuvem com a coloração original. A imagem é dividida por uma linha quase invisível em várias áreas com diferentes tons de azul.
Isso simboliza a ampla gama de funções do cofre, bem como sua capacidade. Uma diferença importante é que a nuvem leve não fica mais pesada pela inscrição. O recurso pode ser interpretado como simplicidade e facilidade de uso, além de uma interface clara.