A história do Olympique Lyonnais remonta a 1950, quando um grupo de dissidentes se separou do Lyon Olympique Universitaire, que não concordava com a vizinhança de profissionais e amadores. Como resultado de desentendimentos, alguns jogadores deixaram a organização esportiva e formaram um time de futebol, que em 1987 foi comprado pelo empresário Jean-Michel Aulas. O novo líder investiu somas consideráveis na OL e trouxe para a Europa. Foi assim que o mundo viu o icônico logotipo do leão retirado do brasão da cidade de Lyon.
Significado e história
O principal símbolo da cidade e do clube é o leão heráldico, que fica nas patas traseiras. Claro que, no Olympique Lyonnais, não se parece exatamente com o original: os designers experimentaram por muito tempo antes de chegar à versão final. Elementos adicionais também mudavam com frequência: por exemplo, o escudo tradicional desaparecia e reaparecia para adquirir uma nova forma, e as iniciais da equipe mudavam o tempo todo.
1950 – 1957
O leão e o escudo do primeiro emblema do Olympique Lyonnais são iguais aos do escudo nacional de Lyon. Os designers não alteraram o esquema de cores, mantendo a clássica combinação de azul, branco e vermelho. Eles apenas transformaram o topo do escudo, substituindo as três flor-de-lis douradas pelas iniciais do clube.
1957 – 1965
Em 1957, os artistas adicionaram longas garras e pele grossa ao leão, tornando-o o mais próximo possível do animal do brasão de Lyon. O esquema de cores também parece novo: em vez de azul, o roxo é usado e o vermelho é mais escuro do que no primeiro logotipo.
1965 – 1974
As linhas delineando o escudo ficaram douradas. A inscrição “OL” é novamente azul, com as letras bem separadas. O leão desenvolveu contornos escuros que o separam do fundo vermelho-carmesim.
1974 – 1976
Em 1974, a disposição dos elementos foi alterada. O escudo não parece o mesmo de antes: agora sua base não é afiada, mas pontiaguda. À direita, há três linhas verticais de espessura variável – duas brancas e uma azul. No lado esquerdo há um leão dourado, que alcança com suas patas dianteiras as letras “OL”. As iniciais do clube são mostradas como um monograma branco. Abaixo está uma bola com contornos azuis.
1976 – 1977
Nos anos 1970. apareceu a primeira versão do emblema do Olympique Lyonnais sem escudo. Era um sinal de duas peças composto por um leão vermelho e um monograma branco e azul “OL”.
1977 – 1980
Uma bola de futebol preta e branca foi adicionada ao logotipo existente. Para caber, os desenvolvedores tiveram que redimensionar o monograma: eles reduziram o diâmetro “O” e encurtaram o curso vertical “L” três vezes. O redesenho também se reflete nas proporções do leão: o animal achatado com uma longa cauda tem pouca semelhança com o original. Isso faz com que a imagem pareça confusa devido aos amplos contornos dourados.
1980 – 1989
Os criadores do emblema retiraram os contornos e trocaram a bola de futebol. Se antes consistia em pentágonos pretos e brancos, agora sua superfície é coberta por largas faixas brancas com bordas azuis.
1989 – 1996
O iniciador da próxima reformulação é Jean-Michel Aulas, o novo proprietário do Olympique Lyonnais. Ele se livrou dos símbolos tradicionais do clube e aprovou o emblema com grandes letras tridimensionais “OL”, que eram decoradas com um padrão em V na forma de duas listras em vermelho e azul. O mesmo ornamento adornou as camisas dos jogadores.
1996 – 2000
Em 1996, o tão esperado leão voltou, e não apenas um, mas junto com o brasão. Eles eram exatamente iguais aos do logotipo de 1974-1976. Isso adiciona um novo elemento – o nome do clube, localizado no topo em um retângulo vermelho. Mas a abreviatura “OL” também não desapareceu em lugar nenhum: os designers a pintaram na metade inferior do escudo contra um fundo azul e colocaram o leão dentro do “O”.
2000 – 2006
Para destacar o domínio do Olympique Lyonnais no futebol francês, os designers ampliaram seu nome.
2006 – presente
Como resultado da última reformulação do logotipo, as cores ficaram mais escuras e as letras “O” e “L” foram ligeiramente reduzidas.
Fonte e cores do logotipo
O leão representado em quase todos os sinais gráficos do Olympique Lyonnais tem muito em comum com o leão representado na bandeira e no brasão de Lyon. E não é por acaso: os fundadores do clube queriam muito mostrar a sua estreita ligação com a cidade, para a qual utilizaram o famoso símbolo heráldico.
Aparentemente, os criadores do logotipo escolheram uma das fontes padrão do grupo Sans Serif. Não tem serifas nem elementos decorativos. As letras parecem estritas e têm traços de espessura igual.
Um pouco mais de atenção foi dada à seleção das cores. Os designers combinaram vermelho (# DA0812), azul (# 14387F), branco (#FFFFFF) e dourado (# D29D46), alcançando harmonia visual.