O Olympiacos não é apenas um clube de futebol. É uma associação desportiva completa, inspirada no espírito competitivo dos Jogos Olímpicos e no património cultural da Grécia Antiga. Foi fundado em 1925 na cidade de Pireu, que se funde com a Grande Atenas. A gestão escolheu o nome Olympiacos para atrair adeptos fora do Pireu. Foi proposto pelo oficial da marinha Notis Kamperos, e o fabricante da Marinha Helênica expandiu para o Olympiacos Syndesmos Filathlon Pireos.
Significado e história
Um dos membros fundadores, Notis Kamperos, é o responsável pela criação da imagem do clube. Ele não só veio com o nome verdadeiro, mas também se tornou o autor do emblema que retrata o perfil do atleta olímpico. A julgar pela coroa de folhas de oliveira, este não é apenas um participante dos Jogos Olímpicos, mas o seu vencedor, pois na antiguidade apenas os atletas mais bem sucedidos eram premiados com tais distinções.
1925 – 1959
No primeiro logotipo, a cabeça dourada estava localizada na parte inferior do escudo triangular. No topo, em um retângulo estreito separado, estava a palavra grega “OΛΥΜΠΙΑΚOΣ”. Um fundo vermelho foi usado para a imagem e o texto.
1959 – 1973
Após a reformulação, o Olympiacos adoptou um novo emblema, modelado a partir dos uniformes às riscas dos jogadores. A maior parte do círculo estava ocupada por linhas verticais vermelhas e brancas. Um pouco menos espaço foi reservado para a inscrição “OΛΥΜΠΙΑΚOΣ ΣΦΠ”, onde as três últimas letras representavam a frase “Σύνδεσμοσ Φιλάθλων Πειραιώσ”.
1973 – 1980
Em 1973, outra versão do sinal gráfico com escudo apareceu. Tinha riscas verticais brancas e vermelhas, ano da fundação do Olympiacos, bem como um pequeno círculo com cabeça de atleta e nome completo do clube em grego.
1980 – 1985
Os designers simplificaram o logotipo removendo o escudo e as listras. Isso permitiu aproximar o círculo do perfil de um campeão olímpico.
1985 – 1987
O anel que costumava ser branco agora está completamente vermelho. A frase “OΛΥΜΠΙΑΚOΣ ΣΥΝΔΕΣΜΟΣ ΦΙΛΑΘΛΩΝ ΠΕΙΡΑΙΩΣ”, ao contrário, é branca. A cabeça do atleta está aumentada e mal cabe no círculo central.
1987 – 1992
Os designers do logotipo adicionaram o número “1925” e abreviaram o bloco do título usando as três últimas palavras como abreviatura. O anel é novamente branco e contornado com linhas vermelhas. A cabeça é representada no centro e parece estar suspensa no espaço. O olhar do olímpico está voltado para baixo.
1992 – 1995
O perfil do atleta é deslocado em direção à borda interna do círculo. O anel é circundado por um contorno triplo vermelho-branco-vermelho. O ano em que o clube foi fundado desapareceu, mas o nome completo de quatro palavras voltou.
1995 – 2001
As linhas usadas para desenhar o campeão olímpico tornaram-se mais finas. Ao mesmo tempo, os designers tiveram que encurtar a inscrição novamente para caber no número “1925” na parte inferior. O anel agora tem uma versão diferente do nome grego Olympiacos: “Π.Α.Ε. OΛΥΜΠΙΑΚOΣ Σ.Φ.Π. “.
2001 – 2003
O clube de futebol ganhou trinta títulos da liga, então três estrelas douradas de cinco pontas foram adicionadas ao emblema.
2003 – 2013
Houve outras mudanças na estrutura: a cabeça do atleta olímpico foi movida para o centro e o número “1925” foi localizado à direita, sob a coroa. Essa reorganização possibilitou colocar o nome completo do clube no anel vermelho.
2013 – presente
Uma quarta estrela adicional apareceu acima do círculo em homenagem ao quadragésimo título da liga conquistado em 2013.
Fonte e cores do logotipo
O brasão do Olympiacos mostra um homem com perfil grego – um jovem participante dos Jogos Olímpicos. Simboliza os principais valores da Grécia Antiga: habilidade, força, espírito de luta e desejo de vencer. Sua cabeça é adornada com uma coroa de folhas de oliveira. Isso é um sinal de que o atleta superou a competição e conquistou o primeiro lugar na competição de atletismo.
O nome do clube no logotipo é escrito com as letras do alfabeto grego. Todos os caracteres são maiúsculos e não serifados. O texto, folhas de oliveira, círculo central e moldura externa são brancos. Anel largo, ano de criação do Olympiacos e silhueta da cabeça em vermelho (# e21e26). Essas cores foram escolhidas em 1925. Elas simbolizam conceitos diametralmente opostos: branco significa moralidade e virtude, e vermelho significa desejo de vitória, coragem e paixão.