Em 2011, o programador russo Alexey Gavrilov (CTO) desenvolveu um programa único chamado Loudtalks, cuja tarefa era fornecer comunicações móveis e de conferência. Seu desenvolvimento posterior levou à formação de um produto chamado Zello – um programa que é um walkie-talkie da Internet. Este é um rádio móvel gratuito pessoal. Pertence à categoria de aplicativos de rede do tipo PTT. O americano Bill Moore (CEO) esteve envolvido em seu desenvolvimento e promoção, e o registro da marca foi realizado em Austin e NY, nos EUA, como um serviço de mensagens diretas que abre oportunidades para que os usuários se comuniquem por meio de canais abertos usando telefones celulares e computadores , o aplicativo ganhou imensa popularidade devido à sua segurança e simplicidade. A plataforma tem refletido as oportunidades e perspectivas em sua nova identidade, criada recentemente, levando em conta as mudanças atuais que ocorrem ao redor do mundo.
A nova visualização demonstra uma característica importante do Zello – ajudar grupos de pessoas a funcionar, em um momento em que todos os outros tipos de comunicação não funcionam. Todas as mudanças foram construídas de acordo com a estratégia desenvolvida, levando em consideração a necessidade dos usuários, ao se movimentarem rapidamente, poderem interagir remotamente, mantendo uma comunicação de alta qualidade entre si.
O branding permitiu focar nos três principais atributos – simplicidade, utilidade e acessibilidade, que o Zello fornece verbalmente e visualmente. A interpretação dinâmica das capacidades e benefícios da aplicação, através de diversas ferramentas centradas nas pessoas, tornou-se uma inovação nesta área. Foram usadas ilustrações e fotografias originais orientadas para o ser humano, que falam sobre o poder da voz humana, garantindo a unidade de todos os elementos do sistema. Para isso, foi criado um personagem verbal que valoriza todas as qualidades – confiabilidade, simplicidade, durabilidade, resistência e leveza. A identidade verbal foi baseada na história da marca e no desejo de aprimorar as mensagens centrais. Combinando o símbolo de chat comumente visto com a letra “Z”, e construindo um módulo de texto usando a fonte Inter de uma altura única, obteve-se um logotipo de texto moderno, em negrito, forte e compreensível. Caracteriza-se por uma personalidade completa, percebida como técnica, mas confiável, na qual são aplicados ângulos suavizados, tornando a marca visualmente acessível.
O tratamento dos ícones texturizados ajudou a comunicar aos usuários que a marca tem uma existência real nas condições reais atuais. O rico esquema de cores reflete o conceito de coragem em movimento, aproveitando todo o potencial da experiência digital atual. Assim, o logotipo adquire versatilidade na possibilidade de sua exibição visual.