A história de mais de setecentos anos de fabricação de papel de Fabriano é uma prova incontestável da criação de uma marca forte, cujos produtos nunca deixam de inspirar as pessoas a serem criativas e se expressarem. Quatro fábricas na Itália, 3.000 produtos na linha, 100 países com clientes talentosos – esta é a rica herança do artesanato italiano.
Em 2002 Fabriano passa a fazer parte do Grupo Fedrigoni, especializado na produção de papéis para diversas tarefas – de embalagens a gráficos, soluções de nível VIP para materiais autoadesivos.
A agência criativa Pentagram refinou um logotipo quase impecável.
Decidiu-se deixar o design ainda mais perfeito, para esclarecer alguns detalhes gráficos de um logotipo muito esbelto e harmonioso.
Dado: logotipo em azul, executado em letras maiúsculas puras, em que há um contorno incompleto se a forma da letra tiver um detalhe interno. Solução: deixe todo o logotipo preto, retire a barra do meio nas letras A, separe as primeiras letras F e A, e coloque as letras mais largas entre si.
O resultado são mudanças sutis, mas também não são tão importantes. O mais importante é que a marca tenha um logotipo sucessor que não rompa os vínculos associativos com a marca, seja reconhecível e lacônico.
Se estivéssemos falando de alguma marca jovem, seria possível supor a probabilidade de decisões cardinais. Para frescura, atenção agarrando, hype. Mas um fabricante de papel tão respeitado com centenas de anos de experiência e uma excelente reputação merece respeito e continua sendo um bloco inabalável na indústria, o que, de fato, destaca o novo design.
Não se pode reclamar da falta de gosto entre os iniciadores do rebranding. O logotipo foi e é um belo monólito que garante aos clientes que sua centelha criativa merece ser capturada no papel de alta qualidade de Fabriano.