A tendência de rebranding cobre cada vez mais empresas, incluindo aquelas com reputação mundial. O processo atrasado acelerou o COVID-19, obrigando a repensar as estratégias e levar em consideração as mudanças de visão e necessidades de uma nova geração de usuários. Isso também afetou um dos líderes da indústria automotiva global da preocupação da Mazda.
A empresa apresentou ao público uma nova logomarca. Tal declaração foi tão inesperada que foi alocado tempo para ela no fórum NewNissanZ, desviando-se do tópico planejado. O novo emblema foi registrado no Japan Patent Office. O desenho do novo emblema é circular em azul e cinza. Está dividido por uma imagem branca da letra “R”, cujo formato traduz a rapidez e a alta velocidade características não só dos produtos da empresa, mas também caracteriza o desenvolvimento e as perspectivas da própria empresa. A polêmica generalizada foi causada pelo triângulo vermelho na parte direita do círculo, indo um pouco além de suas bordas, e formando a perna da letra “R”. Muitos o consideram um símbolo dos motores rotativos, que são usados em carros esportivos modernos. Isso também lembra o formato da letra, que lembra a linha Spirit R lançada, que é representada por dois novos modelos RX-7 e RX-8.
No entanto, a Mazda não confirmou nem contestou essas suposições, deixando um amplo campo para discussão tanto na mídia quanto entre representantes da indústria automotiva global. Tudo o que foi anunciado pela empresa sobre o rebranding foi a possibilidade de utilizar a nova marca para vários tipos de produtos da sua produção, incluindo em componentes individuais e peças sobressalentes. Mas se você prestar atenção a carros-chefe de tração traseira como Mazda6 e CX-5, com usinas de seis cilindros em linha declaradas e desempenho significativamente mais alto do que outros carros nesta categoria, então eles são fáceis de “transformar” em carros esportivos modernos. Basta fazer pequenas alterações no design, tornando-o mais esportivo. Alguns sugerem que um paralelo pode ser traçado aqui com a situação da fabricante sul-coreana, que seus modelos esportivos “equiparam” seu i30 N com a letra pontiaguda “N”, destacando-se assim de seus demais modelos.
Tudo isso sugere que as premissas sobre as perspectivas de desenvolvimento da empresa e a utilização de um novo emblema para um carro esportivo estão muito próximas da realidade.