A mundialmente famosa marca Papa Jones é uma empresa americana que ocupa uma posição de liderança na indústria de food service. Talvez, muito além das fronteiras dos Estados Unidos, você possa ouvir que as pessoas adoram e comem de bom grado a pizza do Papa Jones, que, como um bom amigo, veio visitá-lo e o tratou com seu prato especial.
O segredo do sucesso da empresa é bastante simples – é o posicionamento correto no mercado. Inicialmente, a empresa se mostrou como uma marca que se preocupa com cada americano faminto sendo ouvido, tendo a oportunidade de comer deliciosamente, ter um ótimo descanso em um lugar aconchegante, sem se preocupar em economizar dinheiro. A marca se aproximou do público imediatamente. Esse foi o cálculo.
A partir de branding com naming, os fundadores da empresa sabiam o que queriam – comunicar-se com o público, conquistá-lo por meio do símbolo de um tio, que faria com que seus apetitosos pedidos fossem atendidos.
De acordo com estatísticas conhecidas na indústria de catering, esta empresa, como a maior cadeia de pizzarias, ocupa o terceiro lugar no mundo, depois da Pizza Hut e da Domino’s Pizza. Um grande número de pontos de venda em todo o mundo, 5303 pizzarias a partir de 2018 e ainda mais graças às franquias – este é o mérito de uma marca autoconfiante.
O fundador da empresa, John Schnatter, começou a fazer pizza em março de 1984 no bar de seu pai em Indiana. Durante o ano, a produção cresceu para 4.000 pizzas por semana, e o proprietário abriu uma pizzaria em um prédio próximo. E depois houve outras transformações de negócios, maiores e mais significativas para a marca.
No momento, o logotipo da pizzaria é tão conhecido pelo consumidor que basta mostrar as cores, e a pessoa terá uma associação com Papa Jones.
Um processo de rebranding foi recentemente iniciado. Em primeiro lugar, isso afetou o logotipo, embora o mundo inteiro saiba disso.
A última versão do logotipo utilizado foi o design gráfico da marca com letras vermelhas alongadas no meio. Contornado tudo em uma forma de contorno verde escuro que se assemelha a uma placa de rua. Acima, encontra-se uma fita verde escura, orlada a vermelho, e a inscrição – “pizza”. A marca registrada também esteve presente no topo.
É importante notar que havia um apóstrofo no nome de Papa John’s, que foi removido do logotipo atual sem remorso.
O logotipo tem formato semelhante ao de antes, mas convexo com menos distorção hipertrofiada. Há uma marca comercial próxima ao S, mas não há apóstrofo.
É difícil dizer o que influenciou a adoção de tal decisão. Provavelmente, nenhum elemento gráfico foi adicionado para a harmonia visual e uma forma mais orgânica do logotipo. Ou seja, para que tudo seja homogêneo e suave, sem acentos agudos.
Sem dúvida, a marca permanecerá a mesma popular, mesmo que o logotipo tenha sido atualizado. Ele ainda é reconhecível. Porque a qualidade dos produtos e serviços não pode ser alterada mudando a identidade. Se o amor do povo for forte, ele continuará a nutrir a inspiração da empresa. E Papa Johns ficará feliz em continuar suas atividades para o bem de clientes preciosos em todo o mundo.