Um dos representantes modernos do mercado de investimentos do Reino Unido operando no espaço virtual é uma marca fundada em 2019 chamada Tickr. Fundada por dois veteranos na área, Matt Latham e Tom McGillycuddy, era uma grande promessa para criar um futuro vibrante e próspero para a humanidade. Partiu-se do entendimento de que todo investidor deve poder investir em um empreendimento que tenha impacto positivo, sem o risco de prejuízo financeiro. Tais perspectivas e a ampliação dos públicos já existentes levaram os fundadores da plataforma a rever toda a estratégia da marca. O resultado foi um rebranding completo que cobriu todos os aspectos da identidade, incluindo o nome, o que levou à formação de um novo aplicativo CIRCA5000 construído no Tickr.
A nova identidade demonstra uma profunda preocupação com o futuro do mundo, enfatizando a sustentabilidade obrigatória e o cumprimento absoluto dos mais altos padrões – ambientais e sociais. A visualização da marca foi construída no desejo de vincular suas ações às perspectivas de um futuro distante. A mensagem principal é a percepção de que já é tarde demais para negócios comuns, bem como para outra fintech universal. É por isso que o CIRCA5000 se torna um reflexo do mundo do futuro distante do nosso planeta, no qual há tudo menos a própria humanidade. Essa abordagem explica o repensar da corporação do futuro, como uma associação de forças positivas. Ao mesmo tempo, o tom provocador de sua voz diz a todos que o autoenriquecimento não deve ser realizado à custa do uso dos recursos necessários ao desenvolvimento do próprio planeta.
O nome provocativo, inspirado nos nomes de robôs malvados, por exemplo, HAL9000 de A Space Odyssey ou T-1000 de Terminator 2, proporcionou visibilidade e expressão viva da nova marca. Com uma abordagem futurista, os fundadores remetem o espectador para o ano 5000, enfatizando assim que a falta de investimento em empreendimentos promissores e a recusa em se preocupar com o planeta impedirão a humanidade de fazer jus a tal número. O nome, completamente inesperado para estruturas de fintech, adequa-se especialmente bem ao negócio e aos objetivos que persegue. Como resultado, a marca tornou-se tão intrigante que sua memorização e reconhecimento superaram todas as expectativas.
O clichê do globo destrutível e a caixa de texto no estilo NASCAR, apesar de sua repulsividade visual, foram feitos graciosamente e profissionalmente, transmitindo efetivamente profundidade e movimento sem o uso de um gradiente visível. A marca nominativa é apresentada como uma variante exibida em um dispositivo eletrônico de um passado distante. O uso inesperado de itálico em letras maiúsculas e números cria uma tensão sutil entre o eixo do globo e o “C”. A transição tonal de negrito para claro enfatiza os números do ano favoravelmente. O logotipo tornou-se inesperado, mas surpreendentemente agradável e facilmente percebido.