Fundada em 2010 por Justin Kalifowitz e Joe Conyers III no SoHo, na cidade de Nova York, EUA, a Songtrust lança uma plataforma com o mesmo nome para compositores e músicos em 2011. Oferece amplas oportunidades para que os últimos gerenciem confortavelmente seus direitos de implementação de publicações e direitos relacionados, incluindo o registro de suas obras diretamente. A plataforma prevê a disponibilização de acesso para recebimento de royalties diretamente de todo o mundo (hoje já inclui 90 países). A principal tarefa da empresa e da plataforma por ela criada é criar melhores condições para quem dirige o seu próprio negócio musical. A Songtrust fez parceria com a Order of Brooklyn, de Nova York, para garantir que esteja totalmente atualizado, criando uma nova identidade visual que reflete efetivamente as mudanças que ocorreram.
O processo de renovação começou com o desenvolvimento de uma nova estratégia, da qual participou o especialista na área Adam Beal. Uma das direções foi a expansão das capacidades de comunicação, na qual os autores adquiririam capacidades adicionais em todos os níveis. O sistema de identificação permitiu fazer a mais ampla cobertura das vozes de todas as pessoas, seus anseios e desejos na estrutura unificada da plataforma, construída a partir e ao redor da linguagem musical com visualização universal. A nova identidade criou todas as condições para demonstrar que cada autor passa a fazer parte diretamente de todo o sistema, constituído por um grande número de elementos relacionados. E a parte mais ativa disso.
Selecionadas como o elemento principal reconhecível do logotipo, duas notas musicais simetricamente localizadas uma em relação à outra são uma interpretação simbólica do fato de que a marca considera cada autor uma pessoa única e separada, mas como parte de sua própria comunidade. Além disso, o sinal tem um significado visual diferente. Se olharmos para o campo preto em torno de duas notas brancas, que são formadas por espaço negativo, podemos ver um monograma no sinal, na forma de uma letra “S” estilizada – a primeira letra do nome da plataforma. É uma composição visual original que cria uma percepção visual da unidade da palavra e da música, que é literalmente visitada no seu centro. Elaborada com a fonte National 2 da Klim Type Foundry, a marca nominativa fornece uma sensação visual de confiabilidade, afirmando que a marca é confiável. Ele se encaixa de maneira eficaz e harmoniosa na composição gráfica geral, trazendo uma individualidade pronunciada.
O mesmo se aplica à paleta de cores eclética bem escolhida, refletindo o espírito interno da marca, a diversidade de culturas que a plataforma representa. Ao mesmo tempo, a própria linguagem visual é baseada em uma estrutura visual compreensível e atraente formada, que inclui a própria música como sua base.