Não faz muito tempo, a Wells Fargo Asset Management anunciou uma reformulação da marca em favor da abertura de novos horizontes promissores.
A unidade de negócios Allspring Global Investments da Wells Fargo estava envolvida na gestão de ativos e agora a nova marca lançou uma identidade com um nome atualizado – Allspring.
A empresa de design Wolff Olins trabalhou com a administração para desenvolver uma visão estratégica global que tornará a Allspring uma empresa independente, comprometida em iniciar uma nova era de investimento e geração de retorno financeiro.
A nova marca está mais focada em crescimento, inovação, comprometimento em entregar resultados positivos para clientes e comunidades. Ele é projetado para mostrar o caminho para novos patamares de sucesso, atrair novos clientes e mostrar as perspectivas de cooperação. O investimento, visto de um novo ângulo, pode interessar não apenas aos representantes do setor de serviços financeiros, mas também a parceiros de setores relacionados, ávidos por oportunidades de expandir seus negócios.
Começando com o nome da empresa Allspring, os iniciadores da nova imagem de marca seguiram o caminho certo e lucrativo de marketing. O nome indica crescimento, dinâmica, prosperidade, enriquecimento, um novo olhar sobre os conceitos do dia a dia. Isso une a história da humanidade com parcerias sustentáveis e crescimento constante.
Anteriormente, o logotipo parecia bastante universal, impessoal, oficial, como normalmente é usado em vários escritórios. Este é um tom de marrom claro de um quadrado no qual o nome Wells Fargo está inscrito em letras brancas. E ao lado dele há um retângulo cinza claro que contém parte do nome – Gerenciamento de ativos. Não há tendência de criatividade, brilho de imagens, cores variadas. Por outro lado, para este tipo de empresa, não são necessárias cores demasiado vivas, pois caso contrário diminui a credibilidade da representação oficial, levanta-se a questão da adequação da percepção da missão e dos significados transmitidos no logótipo.
Isso não quer dizer que o antigo logotipo não tenha sido bem-sucedido, que teve de ser alterado. Ele é bom à sua maneira, apenas bastante comum e desajeitado. Mas claro e conciso.
A imagem atual é muito mais interessante. Em primeiro lugar, o amor pelas serifas foi preservado, só que não são intrusivas e são mais raras no tipo da nova amostra, em contraste com o logotipo anterior, onde as serifas estavam em todas as letras. O segundo ponto é uma cor azul suave e calma. Ele não deslumbra nos olhos, não repele, mas se oferece para olhar para ele novamente.
Talvez a decisão mais inesperada e criativa na nova identidade tenha sido o símbolo Allspring. São triângulos arredondados inscritos em um quadrado azul, que se assemelha visualmente a uma árvore de Natal devido ao espaço negativo. E olhando para tal solução, torna-se interessante analisar o que é primário – o fundo azul do quadrado ou ainda duas camadas de triângulos brancos. Com tudo isto, surge também uma nova associação, pois ao olhar mais de perto, é possível verificar que os quatro triângulos azuis arredondados rodam em diferentes cantos, indicando diferentes direcções da empresa, serviços e perspectivas.
Esta solução de design parece boa, parece cara e confiável. Sem dúvida, o novo visual da marca, o novo nome se tornará atraente para os clientes, o que os levará a uma cooperação mais estreita e a um conhecimento mais profundo da empresa.