Na onda geral do florescimento da criatividade visual, a cidade de Freiburg se abasteceu com um novo logotipo. E por que não, se o frio está chegando agora, não há nada para aquecer o coração dos visuais, exceto pela beleza das imagens gráficas da cidade amada?
A nova marca turística da cidade foi recentemente introduzida em Freiburg, gerando uma onda de comentários negativos sobre o custo do novo centro de visitantes.
O facto é que a soma de 200 mil euros por um futurístico logo circular a vermelho com inscrição em duas linhas, que agora é utilizado pelo principal sítio turístico da região, suscita dúvidas não só entre o cidadão comum, mas também para forasteiros.
A ideia principal associada ao rebranding é o foco em oferecer serviços de viagens em um belo lugar – Freiburg. E ao propor um novo logotipo, surge uma ideia para aprovar a posição do centro turístico.
Dados da agência de desenvolvimento econômico da cidade indicam que o novo logotipo é indicativo de uma “vida urbana tranquila”, “povo ambicioso”, um “equilíbrio natural” entre o urbanismo da cidade e a natureza de Friburgo.
A análise da identidade da cidade possibilitou a escolha de um conceito para a implantação da logomarca. Queria mostrar o fator econômico, a prosperidade da região, o crescimento sustentável e o foco no desenvolvimento, junto com a beleza da própria cidade, estética e confiança.
O que há de tão interessante no logotipo? Linhas redondas, ao centro uma inscrição bifurcada ao meio – FREI e BURG.
Parece que a vida na cidade acontece em ondas ou em círculos.
Simbólico, futurista, com um toque de vermelho brilhante. Futuramente, será possível julgar se essa nova imagem atrairá turistas ou se será melhor fazer algo mais expressivo.