O desenvolvimento da tecnologia está se acelerando. E hoje é quase impossível acompanhá-los. Isso é especialmente ativo no campo das comunicações móveis, onde marcas conhecidas competem constantemente entre si na velocidade de criação de dispositivos novos e mais avançados. Tão recentemente, a marca chinesa XIAOMI anunciou a sua disponibilidade para apresentar ao público em geral gadgets em que será instalada uma nova versão do Android, o MIUI OS. Chamado de MIUI 13, o sistema possui vantagens significativas em relação aos usados anteriormente. Ele removeu as falhas características das versões anteriores e levou em consideração os principais desejos dos usuários, que foram obtidos como resultado de uma pesquisa de blitz. O sistema tem várias novidades, incluindo atualizações.
Ao formar a identidade visual e o logotipo, observou-se uma condição importante – garantir o reconhecimento. Isso foi alcançado por meio de uma abordagem original de estilo que manteve uma conexão visual com a identidade do MIUI 12. O estilo familiar baseado na execução abstrata de elementos manteve suas cores de assinatura em um design gradiente. Mas algumas mudanças foram feitas na paleta de cores. A nova identidade é dominada por tons quentes de amarelo e laranja, o que torna o novo estilo mais comunicativo e atraente. Os elementos de texto da nova marca são feitos com a mesma fonte, típica de toda a linha MIUI. Essa abordagem da paleta de cores indica que a nova proposta está mais focada em refletir os interesses e desejos dos usuários do que as anteriores.
A demonstração das inovações incluídas no sistema operacional não era tarefa dos projetistas. O importante aqui foi a ênfase no fato de que os novos recursos foram realmente desenvolvidos e incluídos, o que tornou a novidade especialmente atraente. Rolagem infinita, pequenos widgets que o MIUI 12.5 beta mostrou anteriormente, criando uma barra lateral. Ao mesmo tempo, a principal tarefa dos designers era implementar uma adição espetacular à nova imagem da própria empresa, para criar harmonia e unidade na percepção dos representantes individuais da marca no contexto geral de seu design original.
O novo desenvolvimento tornou-se um incentivo para algumas mudanças no design geral dos representantes individuais da marca. Em particular, “Mi” foi removido dos nomes dos modelos da empresa, que pertencem à categoria premium.