A marca Fluency Academy é relativamente jovem – apenas seu quinto ano no mercado de serviços de ensino de línguas estrangeiras. É uma extensa plataforma de Internet e um aplicativo móvel que funciona com a maioria dos idiomas europeus, oferecendo aprender japonês e até mesmo chinês mandarim ao mesmo tempo.
O fundador da empresa é uma personalidade interessante. Este é Rhavi Carneiro, designer de profissão, professor de línguas por vocação. Ele conhece e é fluente em 4 idiomas, além de ensinar inglês. Os alunos da escola, com um total de 100 mil, junto com 250 professores de línguas, tornaram-se alvos de investidores de diversos estados da América. Porque o sucesso da marca, a qualidade do trabalho realizado, pessoal altamente qualificado e alunos inteligentes são excelentes indicadores do sucesso de uma escola de idiomas outrora modesta.
Com o tempo, como tudo criado pelas mentes e mãos das pessoas, o logotipo da escola tornou-se enfadonho e desinteressante. A imagem de um animal que poderia ser interpretado como cabra, lhama, cavalo (ou algum outro animal, porque não está claro o que seja) deixou de funcionar como propaganda para a escola. Da mesma forma, o nome do fundador, escrito à mão no formato geral do logotipo com uma fita, que tem um pequeno nome impresso da escola, não é um exemplo de excelente relações públicas para a empresa.
Talvez tenha funcionado no início, mas agora, de acordo com a tradição de simplificação do design, é melhor usar um logotipo minimalista para que os olhos do público-alvo possam se concentrar no conceito geral, em vez de em partes individuais do visual. E aquele nome foi retratado muito complicado, a cabeça do animal parece ridícula, e o nome da escola está completamente escondido no quintal.
Foi decidido que esse distúrbio seria corrigido pelo TASTE do Brasil.
Após uma análise detalhada do antigo logotipo, descobriu-se que todo o conceito é baseado no nome do fundador. Em português, seu sobrenome significa “ovelha”. Mas a execução do desenho não é a melhor. Na estratégia da nova marca, não é a autoridade do professor principal que vem em primeiro lugar, mas a flexibilidade da mente dos alunos, seu fluxo e suas habilidades linguísticas. Esta é a água que flui em diferentes direções, penetrando em todas as áreas de atividade. Agora a língua aprendida o levará a novos horizontes, onde, de fato, o rio da vida carrega.
O logotipo parece muito legal e suculento. E aqui está o porquê: cada letra é diferente da anterior. Ora um cacho, ora um esclarecimento da espessura das linhas, ora uma esbeltez. A princípio, a letra F é apenas a nascente, o início do rio, e seu fim é U, que não é o fim de forma alguma, mas, sim, o leito do rio, que traz suas águas para o oceano da vida.
As línguas estrangeiras abrem novas perspectivas, e isso é mostrado no logotipo. Existe uma ideia oculta de complicação, um aumento no grau ou na velocidade e talvez no volume. Isso é subjetivo.
Os próprios criadores explicam: cachos são fluência da linguagem e espessura é volume, confiança no uso. Uma solução inusitada e uma ótima alternativa junto com um novo nome de marca.