Em 1965, 3 estados federais, sete condados e 25 empresas de transporte na área de Hamburger foram incorporados ao HVV. O maior número de passageiros transportados pela empresa foi em 2019 e somou 784,5 milhões. Mas a pandemia fez seus próprios ajustes e o número de veículos transportados por trens, ônibus e balsas caiu significativamente. Essa situação exigiu uma mudança na estratégia geral e na auto-estima da marca. Em primeiro lugar, as mudanças diziam respeito à identidade visual, necessária para transmitir com precisão as melhorias em mobilidade e soluções climáticas.
A nova visualização fornece a capacidade de ajustar continuamente no futuro usando melhores condições, uma abordagem analítica que fornece uma avaliação correta das necessidades das pessoas. Uma das tarefas importantes do futuro é organizar o abastecimento de transporte público em 5 minutos. Uma autoimagem alterada implica uma mudança completa nos parâmetros externos, paleta de cores e logotipo, incluindo mudanças na própria associação. Hoje, a empresa está liderando a declaração: “Com o que você está preocupado?”, Que expressa a prioridade da orientação para o cliente. Mobilidade, conforto, simplicidade e facilidade de percepção dos modos de transporte são prioridades para o Hamburger Verkehrsverbund. A associação procura criar as condições mais eficientes para os seus passageiros, o que se reflecte na nova identidade da marca.
O atual rebranding ocorreu pela primeira vez em 20 anos. Uma mudança importante na aparência foi a paleta de cores, que se expandiu significativamente. Além dos tons corporativos tradicionais – vermelho e azul, o esquema de cores da empresa usa o verde. Todas as cores são mais saturadas e mais brilhantes. O elemento de acento do logotipo era o sinal matemático “maior que”, executado em vermelho. É adotada como marca de perfil utilizada como elemento de reconhecimento nas redes sociais. À direita está um monograma com as 3 primeiras letras que compõem o nome da associação. O monograma está em vermelho brilhante. Letras maiúsculas, mesmo sem serifa.
O rebranding demonstra a formação de um novo começo. Ele difere da versão anterior em cor, energia, juventude e modernidade. Cores frescas, negrito, fonte bem definida, garantindo facilidade de leitura em qualquer escala, concisão – tudo isso, assim como a originalidade do pictograma tiveram um impacto importante na formação da imagem. O logotipo ganhou flexibilidade na percepção e facilidade de memorização. A cor verde simboliza o movimento e as tarefas relacionadas com a resolução de problemas ambientais, o uso eficaz das mais recentes tecnologias de transporte.