As cervejarias colombianas estão atualmente passando por uma crise do COVID. Apesar de não haver restrições à sua produção, como no México, o país teve uma queda acentuada na produção de um produto local. Neste contexto, o surgimento da nova cervejaria Cerveza Guardian em 2021 tornou-se um evento significativo para os amantes da cerveja artesanal local. Por ser estreante neste mercado, a empresa procurou imediatamente se declarar não apenas pelo sabor original de seu produto. A fórmula única derivada da pesquisa e do trabalho criativo do estúdio de design Invade (Medellín, Colômbia) foi o alicerce que permitiu à marca se estabelecer imediatamente no mercado colombiano.
Para promover efetivamente o Cerveza Guardian, o logotipo refletiu dois conceitos principais de sucesso – ciência e arte. Apesar de ser um tanto oposto, sua combinação em um novo emblema resolve a tarefa com sucesso. Conhecimento e paixão por criar algo novo e atraente se tornou a base para a criação de uma nova cerveja artesanal colombiana que demonstra um equilíbrio único entre ciência e arte. Os designers resolveram com sucesso sua tarefa – materializar essa união na identidade visual da nova marca. Isso foi auxiliado pelo uso de um par de mãos, entre as quais, no espaço interno livre, se forma a aparência de um pescoço redondo, a lata coberta por elas, bem como os contornos visualmente criados da letra maiúscula da marca nome – “G”. Ao mesmo tempo, a posição das mãos cria uma clara impressão figurativa de que a pessoa protege, protege não só a letra, mas também o próprio produto. Tal conexão, ao mesmo tempo em que demonstra o rigor do desenvolvimento da cerveja humana, proporcionou a necessária percepção visual da singularidade da bebida proposta, estrita adesão à sua receita de preparação.
A colocação da marca “Guardian” ao redor da imagem das mãos, executada em letras minúsculas, cria a impressão de raios divergentes de um círculo imaginário criado pelas mãos. Parece especialmente impressionante em uma lata, onde blocos de duas cores e polaridades diferentes são usados - branco e dourado suave com texto e sinalização em preto. As mãos estão em um círculo dourado. E de sua borda, as letras do texto se irradiam, repetindo os contornos do círculo fora dele. O próprio círculo é percebido como uma “língua” invertida na tampa da lata, o que realça o simbolismo de toda a imagem, seu apego à essência e a embalagem do próprio produto.