A NetSuite é uma empresa de computação em nuvem com sede nos Estados Unidos que fornece software e serviços de TI para finanças comerciais, operações e gerenciamento de relacionamento com o cliente. Ela coopera principalmente com pequenas e médias empresas, oferecendo-lhes vários produtos de alta tecnologia, incluindo PSA, CRM, ERP para e-commerce, depósito e administração de estoque. Esta estrutura foi estabelecida pela primeira vez em 1998 e está sediada em San Mateo (Califórnia). Em 2016, foi relançado sob os auspícios da Oracle e com sede em Redwood Shores. Seu fundador é o empresário Evan Goldberg.
Significado e história
No início, Goldberg batizou sua empresa de NetLedger. Ela ofereceu software de contabilidade e o manteve na Internet. O capital inicial foi fornecido por Larry Ellison, o chefe da Oracle, e vários de seus funcionários seniores. Além disso, o diretor técnico, o presidente da empresa e alguns chefes de departamento mudaram-se para a nova empresa.
Houve um curto período em que o NetSuite até operou sob sua licença sob a marca comercial genérica Oracle Small Business Suite. Mas isso foi temporário, porque o projeto foi cancelado rapidamente. Isso, no entanto, não impediu que o serviço de Internet se tornasse o primeiro provedor conhecido de programas digitais para tecnologias de nuvem. Além disso, ele foi lançado um mês antes de seu concorrente direto Salesforce.com, por isso se tornou o pioneiro nessa direção.
Mas, gradualmente, a demanda pelo serviço caiu, à medida que seus análogos começaram a se tornar mais ativos. Em 2016, a empresa paralisada foi totalmente comprada pela Oracle Corporation, pagando cerca de nove bilhões e meio de dólares por ela. Então, o proprietário de pleno direito fez da NetSuite sua própria unidade especial, nomeando Evan Goldberg, vice-presidente da empresa-mãe, como diretor administrativo.
A estrutura atualizada oficialmente é considerada o sistema ERP baseado em nuvem da Oracle, projetado para pequenas e médias empresas. Tem foco apenas no desenvolvimento de software com foco restrito e possui apenas uma logomarca, adotada no início de sua carreira – em 1998.
Para a identificação visual, a empresa preferiu um logotipo descomplicado, ao invés, mesmo clássico, no qual há dois elementos básicos – um gráfico (ícone) e um texto (inscrição).
No lado esquerdo está a marca do serviço de computação em nuvem. A cor escolhida foi correspondendo, o mais próximo possível, à cor do céu e das nuvens – azul e azul claro. O símbolo é composto por quatro partes para enfatizar a integridade dos diferentes programas. Retângulos com partes alongadas lateralmente lembram formas irregulares em “L” invertido. As duas figuras apresentam uma ligeira nitidez formada por cortes igualmente oblíquos. Eles correspondem exatamente na configuração, enfatizando ainda mais a semelhança do serviço online.
À direita está o nome da empresa. Embora seja pintada em uma cor, as letras são visualmente divididas em duas partes pela espessura das letras: a inscrição “Rede” está em negrito, “Suíte” está na espessura usual. Como resultado, parece que o primeiro fragmento é preto e o segundo cinza escuro. Com esta técnica, os designers centraram a sua atenção no campo de actividade do serviço de TI, uma vez que o nome é constituído por dois pilares relacionados com a Internet e um conjunto de aplicações.
Fonte e cores do logotipo
O emblema usa dois tipos de fonte, e na mesma palavra. A parte “Net” está em uma fonte que corresponde ao Touche Bold da Indian Type Foundry. Já o segundo fragmento (“Suite”) foi escrito por Supra Mezzo Normal desenvolvido pelo estúdio Wiescher-Design. Sua única diferença em relação ao original é o “U” mais estreito.
Por se tratar de um serviço empresarial voltado para a concentração e seriedade, então suas cores são adequadas – calma. A linha corporativa inclui azul, azul claro e preto.