O .NET Framework é uma estrutura de vários programas compatível principalmente com o Microsoft Windows. É composto por dois departamentos principais: FCL e CLR. A primeira parte é a Framework Class Library, que está disponível em várias linguagens de computador. Com sua ajuda, os usuários suportam o acesso a dados, comunicações de rede, algoritmos numéricos e criptografia. O segundo elemento é a máquina virtual Common Language Runtime. Sua tarefa é garantir a segurança, trabalhar com memória e levar em conta as exceções. O software foi lançado em 2002.
Significado e história
A empresa de software lançou a startup muito antes da data de lançamento especificada – por volta da segunda metade da década de 1990. A versão de produção foi chamada de NGWS, denotando que o novo produto era a próxima geração de serviços do Windows. Uma instância de teste já havia sido introduzida durante a transição do milênio: em 2000, começou o teste beta do NET 1.0. Tornou-se o núcleo da ampla estratégia .NET perseguida pelo Windows de acordo com o roteiro estabelecido.
O programa da nova geração recebeu uma extraordinária marca de identidade visual que reflete seu tema. Ao mesmo tempo, os designers tentaram torná-lo compreensível para usuários comuns, aumentando sua atratividade e brilho. Agora, toda vez que o utilitário é atualizado, o logotipo é atualizado, então seu histórico é dividido em etapas. No momento são três deles.
2002 – 2010
O emblema é completamente texto. Possui três fragmentos. O maior é o primeiro, consistindo de uma combinação de “rede” com um ponto no início. A combinação original significa “dot net”. Embora todas as letras estejam em minúsculas, elas são muito grandes e em negrito. Na verdade, esta parte substitui o elemento gráfico. Isso é insinuado pela conexão do personagem central com os vizinhos: duas listras curtas partem do “e” em direções opostas. O traço inferior é em direção a “n” e o superior é em direção a “t”. O espaço da letra é pintado nas cores corporativas da empresa de software: azul, verde, laranja e vermelho.
A segunda maior palavra é “Framework”. Embora não seja tão grande, tem mais espaço entre os caracteres, para que o texto fique bem visível. Os sinais são em negrito, sem serifas. O terceiro fragmento está localizado acima de “net”. As letras “Microsoft” são menores que as outras e as letras são finas.
2010 – 2015
Outro sinal de identidade visual do software inclui dois componentes: uma curva gráfica e um texto. O elemento desenhado é uma onda dupla ou fita torcida pintada em três tons de azul. Eles se alternam: a faixa central é escura e a extrema é clara. As sombras também vêm delas, que adicionam textura e volume à imagem. À direita, as palavras “Microsoft” (superior) e “.NET” (inferior) são colocadas em duas linhas. No segundo deles, as letras são maiúsculas, não minúsculas, como foi o caso do logo de estreia.
2015 – presente
O emblema atualizado apareceu com o lançamento da próxima versão do programa. Os desenvolvedores tentaram modernizá-lo, enfatizando a relevância do utilitário, a diferença fundamental das versões anteriores e o foco em novos recursos. Os designers tomaram como base um quadrado, onde colocaram a parte do texto do logotipo anterior. E para que a inscrição fique bem lida em um fundo roxo neon, pintaram as letras de branco.
Fonte e cores do logotipo
Cada etapa da reorganização da identidade visual da plataforma digital está associada ao aprimoramento do programa de computador. O primeiro logotipo foi usado com as versões 1.0 – 3.5 SP1, o segundo – 4.0 – 4.5.2, o terceiro – 4.6. Além disso, o sinal mudou tão drasticamente que sua versão de estreia quase não se assemelha à atual.
A fonte escolhida para o logotipo do .NET Framework é Standard Print. Em particular, é um grotesco – suave, geométrico, com linhas estreitas. O esquema de cores consiste em espectro de néon vermelho, azul, amarelo-laranja, verde (no primeiro caso) e violeta (na versão atual do logotipo).