O Napster é um recurso online americano conveniente para compartilhar arquivos de música. Foi o primeiro serviço de compartilhamento de arquivos baseado na tecnologia peer-to-peer. Hoje, a plataforma é de propriedade da Rhapsody e oferece aos usuários uma ampla gama de opções para compartilhar e vender arquivos de áudio.
Possui uma licença e uma interface multilíngue, graças à qual o programa pode ser usado por pessoas de todo o mundo. O conceito visual do Napster mudou várias vezes, mas os principais elementos que transmitem a essência do programa sempre estiveram presentes. Isso indica uma atitude respeitosa com a história e os desenvolvimentos.
Significado e história
Durante sua existência, a rede peer-to-peer não apenas conseguiu se tornar uma das mais populares do mundo, mas também passou por um período de declínio e renascimento na nova versão. Todos os eventos ocorridos, bem como a mudança periódica de proprietários, refletiram-se diretamente na identidade corporativa e logotipo. Execução, cores e fontes alteradas.
1999 – 2003
Um serviço exclusivo de compartilhamento de música foi criado em 1999 na América. O programador Sean Fanning desempenhou um papel fundamental em seu desenvolvimento. Junto com seus amigos Jordan Ritter e Sean Parker, eles conseguiram fazer uma alternativa lucrativa aos protocolos de transferência de dados que existiam na época. O novo desenvolvimento era altamente especializado. Destinava-se apenas a arquivos de música e proporcionava a troca mais conveniente.
O nome foi baseado no pseudônimo de um dos desenvolvedores, e o design foi feito em um estilo cômico lúdico. O logotipo consistia na inscrição Napster e uma imagem em forma de cabeça de gato. O ícone animal tinha um significado especial. Foi uma resposta ao logotipo do cão que pertencia ao principal concorrente – Lycos.
A cabeça do gato foi apresentada em fones de ouvido, o que traduz a direção principal da plataforma. O nome da empresa estava localizado após a imagem e era uma continuação harmoniosa da imagem. Outra característica interessante foi a curva localizada entre o fone de ouvido e o nome da empresa. Ela simbolizava a onda sonora. As cores do logotipo da época consistiam em 3 cores:
- cinza (inscrição);
- azul (cabeça);
- verde (olhos de gato);
As tonalidades eram bastante saturadas e expressivas, o que significava a firmeza das intenções da empresa, bem como o desejo de espalhar as atividades por uma área maior. Para a inscrição, foi escolhida uma fonte original macia, que previa a disposição das letras a uma pequena distância umas das outras.
A execução incomum tornou o logotipo bastante elegante, graças ao qual atraiu a atenção de muitos amantes da música. Por um tempo, o Napster alcançou seus objetivos, ganhando a confiança de centenas de usuários. Mas, logo uma ação judicial levou ao fechamento da empresa e uma mudança de propriedade. O controle acionário foi detido pela Roxio.
2003 – 2011
Desde 2003, o serviço passou a utilizar um logotipo atualizado. Não diferia muito de seu antecessor. As mudanças afetaram a fonte e a cor. A marca da palavra Napster foi escrita em negrito itálico, linhas sem serifa limpas e limpas. O estilo escolhido acrescentou tradição e confiança ao logotipo.
Além disso, essas letras equilibravam a cara engraçada do gato. Ela também mudou. Os olhos mudaram de paralelogramos para elementos em forma de folha, e linhas grossas foram usadas para os contornos do focinho. Em geral, o emblema ficou mais fluido e estiloso. Os cantos afiados que estavam presentes no logotipo anterior foram removidos, enfatizando um tom mais amigável.
O esquema de cores clareou. Em vez de cores saturadas de azul e cinza, seus tons mais claros foram usados. Isso acrescentou leveza e frescor ao logotipo. Tal atualização enfatizou melhorias estáveis na operação do próprio serviço.
2011 – 2015
No início de 2001, a funcionalidade da plataforma online foi novamente atualizada. As mudanças também se refletiram em seu emblema. Mas, desta vez, os proprietários decidiram fazer apenas pequenos ajustes. As cores e o estilo geral permanecem os mesmos. Apenas a fonte mudou. Ficou mais expressivo e arrojado, o que demonstrou o contínuo desenvolvimento da marca.
2015 – presente
Em 2015, a direção novamente decidiu fazer alterações no logotipo corporativo. A nova versão do ícone recebeu uma paleta de cores monocromática e uma fonte aprimorada. Esta opção parecia mais poderosa, autoritária e expressiva. Além disso, o logotipo atualizado tornou-se mais versátil. Parece ótimo em qualquer objeto e plano de fundo. Desde então, o emblema não mudou e ainda é usado nesta forma.
Fonte e cores do logotipo
Uma característica do logotipo moderno do Napster é um elegante esquema de cores preto. Graças a essa cor, o ícone se destaca no contexto de outros emblemas de recursos semelhantes da Internet. Combina expressividade, singularidade e estabilidade. O último ponto se manifesta no fato de que as duas partes do emblema são feitas no mesmo tom.
A forma e a localização do rosto do gato permaneceram inalteradas. Como nas versões anteriores, está na frente da inscrição. Isso simboliza o respeito ao passado histórico e o esforço de desenvolvedores que, ao longo da existência da empresa, investiram esforços máximos em seu desenvolvimento.
Mas, paralelamente a isso, o trabalho do programa melhorou o tempo todo. Até certo ponto, o desenvolvimento constante também simboliza a fonte. Na versão atualizada, tornou-se mais maciço e claro, e cortes diagonais suaves apareceram nas linhas. A execução é totalmente coerente com a modernidade e as regras do estilo da marca.