A rede social Myspace foi lançada em 2003 por quatro funcionários da agência eUniverse. Os colegas perceberam o quão popular era essa direção quando se registraram no portal de jogos Friendster, onde os fãs de jogos de computador podiam se encontrar e se comunicar livremente. Eles decidiram preencher um nicho vazio e criaram sua própria rede social, chamando-a de MySpace (com “S” maiúsculo). A base da base de usuários era composta por clientes eUniverse. A propósito, esta empresa era a proprietária original do projeto da Internet.
Significado e história
O que é Myspace?
O Myspace já foi a rede social mais popular do mundo, uma das primeiras plataformas desse tipo. Anteriormente, era o principal concorrente do Facebook, até perder para ele em número de usuários. E tudo por causa do novo proprietário – a empresa News Corp., que encheu o site de publicidade e o transformou em um recurso de mídia de entretenimento.
Os primeiros anos do Myspace provaram ser promissores. As pessoas se cadastraram alegremente na plataforma, editaram perfis, inseriram músicas e vídeos neles, conheceram e se corresponderam com amigos. Em 2005, esta rede social tornou-se a mais popular do mundo. E assim, quando o recurso da web atingiu níveis sem precedentes, foi comprado pela News Corporation junto com a eUniverse. A empresa de mídia não hesitou em transformar o local de comunicação em um portal de entretenimento, tornando-o um produto com muita publicidade. Ela mudou completamente a aparência do site porque fez vários redesenhos maciços.
No início, tudo estava bem: o Myspace continuou a se desenvolver e em 2006 ultrapassou até o Google mais popular em termos de número de usuários únicos dos Estados Unidos. O ponto de virada veio em 2008, quando a News Corp. decidiu transformar a rede social em um recurso de mídia com conteúdo divertido. Naquela época, muitos usuários mudaram para o Facebook, onde era possível se comunicar sem recursos desnecessários e anúncios irritantes. Por causa disso, a base de clientes do Myspace diminuiu 45% em apenas um ano.
Para de alguma forma remediar a situação, os líderes empreenderam outro rebranding, alterando o design da interface e do logotipo. Mas isso não os ajudou: a modernização da aparência levou ao fato de a plataforma se tornar semelhante ao seu principal concorrente – o Facebook. Uma tentativa de atrair representantes da Geração Z também acabou sendo um fracasso. Portanto, a News Corp. em 2011 vendeu a rede social Grupo de Mídia Específica. Depois de mais alguns proprietários, o site outrora popular acabou nas mãos da Viant Technology LLC.
A rica história da marca Myspace se reflete em sua identidade visual, com o design mudando com bastante frequência. Experimentando a interface e os logotipos, os líderes da rede social tentaram chamar a atenção de um público global para ela, a fim de retornar à sua antiga glória.
2003 – 2004
Em 2003, funcionários da agência eUniverse criaram um site de comunicação. Seu logotipo consistia em um ícone e uma inscrição de duas linhas. À esquerda estava um homenzinho esboçado com um círculo cinza claro em vez de uma cabeça e com um corpo em forma de semi-oval amarela. Ele representava o usuário abstrato. A silhueta das formas geométricas mais simples estava cercada por uma seta de dupla face, ambas as extremidades dobradas e apontadas diretamente para ele. A seta simbolizava o círculo de comunicação e o foco da plataforma nos interesses das pessoas. Era cinza escuro, assim como o texto à direita. A linha superior era o nome do serviço, escrito em letras minúsculas em negrito com bordas arredondadas. Abaixo estava a frase “um lugar para amigos”, para a qual os designers usaram um análogo da fonte Arial.
2004 – 2010
Em apenas alguns anos, a plataforma de mensagens instantâneas Myspace se tornou a rede social mais popular do mundo. Junto com ela, seu logotipo foi desenvolvido: em 2004, os desenvolvedores o pintaram de preto e mudaram o ícone. No lugar de uma figura humana, três apareceram ao mesmo tempo e foram representadas uma após a outra – do menor ao maior. As silhuetas se fundiram e a flecha simbólica desapareceu. O grupo abstrato de pessoas representava usuários que se encontram e se comunicam na Internet. Ou seja, ela ilustrou o lema de longa data “um lugar para amigos”. Esta frase foi ligeiramente ampliada e tem uma fonte mais clara. O estilo da palavra “myspace” não mudou, mas os designers expandiram o espaçamento entre as letras.
2010 – 2012
O logotipo mais notório da rede social foi adotado oficialmente em 2010. A empresa o apresentou na conferência de design Warmgun. Embora as próximas mudanças tenham se tornado conhecidas muito antes – no verão de 2009. Como resultado do redesenho, o slogan “um lugar para amigos” foi removido, assim como o ícone de três figuras humanas. Isso ocorreu devido à modificação do Myspace: os proprietários decidiram transformar o site de comunicação em uma plataforma de mídia para compartilhamento de vídeos, fotos e músicas. Assim, quaisquer dicas de encontrar novos amigos se tornaram irrelevantes.
O logotipo permanece o mesmo preto de antes. Continha o nome da marca, com “meu” tradicionalmente escrito em letras minúsculas, seguido por uma longa linha horizontal com dois traços verticais curtos nas laterais. Tanto na forma quanto na localização, esse elemento se assemelhava a um sinal para destacar o radical de uma palavra. De acordo com o conceito, qualquer coisa poderia estar dentro dela, mas na versão principal havia a segunda parte do nome da rede social – “espaço”. Para o desenho da inscrição, os designers escolheram a fonte Helvetica. Esta fonte sem serifa pertence à categoria neo-grotesco.
A faixa sublinhada simbolizava um espaço criativo onde os usuários podem não apenas se comunicar, mas também compartilhar conteúdos interessantes. Afinal, o redesenho foi realizado em uma época em que o Myspace era propriedade da empresa de mídia News Corporation, para a qual a promoção da indústria do entretenimento era importante. A mesma direção foi continuada pelo músico Justin Timberlake e pela Specific Media Group, que comprou a rede social em 2011.
2012 – presente
Embora a plataforma Myspace fosse de propriedade do Specific Media Group, ela voltou ao design clássico do logotipo. Pelo menos em 2012, uma versão sem o espaço de sublinhado após “meu” foi introduzida. Os designers devolveram o símbolo de três homenzinhos, mas os retrataram não juntos, mas com pequenos recuos. Agora as silhuetas estão em uma linha. A aparência geral da fonte não mudou, embora as letras tenham se tornado um pouco mais finas. Ainda assim, os desenvolvedores modificaram o “a” minúsculo para parecer um “p” espelhado com um traço vertical encurtado.
Embora o lema “um lugar para amigos” tenha desaparecido do logotipo, o ícone na forma de um grupo de pessoas indica que o serviço tentou retornar ao aspecto social. Seu emblema simboliza pessoas com ideias semelhantes – aquelas que estão interessadas no mesmo conteúdo. Mas apesar de tentar atrair novos usuários, o Myspace nunca conseguiu acompanhar o Facebook.
Fonte e cores do logotipo
Agora a tipografia do logotipo usa um análogo da Helvetica com um “a” alterado. Existem muitas fontes semelhantes: Basecoat Regular de Jonathan Ball, Hurme Geometric Sans 3 SemiBold de Hurme Design, Axiforma Semi Bold de Kastelov, Sentic Text Medium de HeadFirst. Estas são todas as fontes sem serifa da categoria neo-grotesco. A cor da inscrição é tradicionalmente preta, assim como os ícones ao lado.