Um museu de brinquedos exclusivo de Marek Sosenko – Muzeum Zabawek Kraków (Museu do Brinquedo de Cracóvia) foi criado em 2021. Para criar um apelo visual e formar sua própria identidade, os organizadores do museu recorreram ao famoso estúdio de design de Varsóvia – a empresa Podpunkt. No processo de desenvolvimento da identidade corporativa do museu, os designers se voltaram para a história da origem da própria ideia de museu, inspirando-se nas exposições originais.
Os brinquedos da família do antiquário Marek Sosenko são bem conhecidos não só dos habitantes de Cracóvia, mas também de muitos fora da Polónia. Tendo começado a colecionar brinquedos desde 1978, Marek criou uma coleção única que se tornou a base do museu. Hoje é um dos locais preferidos para o lazer em família, uma oportunidade para passar proveitosamente o seu tempo livre, enriquecendo o seu conhecimento do mundo dos brinquedos. O museu inclui uma variedade única de variedades de “representantes” do mundo dos jogos – ursinhos de pelúcia e bonecas, jogos de lógica e livros publicados nos últimos anos. Aqui é possível ver verdadeiras raridades e obras de arte que outrora proporcionaram aos seus jovens proprietários muita alegria e felicidade.
Os brinquedos originais dos anos 50 em forma de cão acordeão, Jack in a box, assim como os brinquedos de Niklova de produção tcheca, que foram populares no passado, tiveram uma influência particular na formação do logótipo do museu. Tomou-se como tema principal um acordeão, que faz várias evoluções – abre, desaba, desenrola no sistema dinâmico do site interativo do museu. A identidade corporativa criada pela Muzeum Zabawek Kraków combina com muito sucesso tecnologias de design moderno, criatividade e nostalgia de uma infância feliz.
Uma característica do logotipo é a presença de cantos vivos, pontas pontiagudas. Assim, foi transmitida a essência do museu – as demonstrações de brinquedos antigos e antigos, cuja exigência de criação de formas seguras e livres de crianças ainda não era cumprida. Isso retorna imediatamente pais e adultos à sua infância distante, garantindo o reconhecimento de tais brinquedos, entre os quais certamente serão os mais queridos por muitos deles.
Ao lado do cão acordeão está o nome do museu, cada palavra colocada uma abaixo da outra e alinhada à esquerda. O texto não tem características especiais. Todo o logotipo é feito em uma única cor, o que amplia as possibilidades de seu uso nas mais variadas combinações e posicionamentos. Apesar da ausência da esperada “alegria”, alguma ludicidade na atuação do emblema do museu “infantil”, essas notas se manifestam muito bem justamente na paleta de cores vivas das aplicações e nos produtos de imagem.