Fundador do Polar Music Prize, Stig “Stikkan” Anderson, em 1989 ele criou uma marca que eleva a cultura musical a um novo nível até hoje. Então parecia que o mercado da indústria da música estava cheio de jovens estrelas criativos que estavam revolucionando o palco, transformando sua aparência, fazendo relações públicas em suas travessuras, entrando em várias situações, levando sua música para frente. Eu queria algo inesquecível, leve e complexo ao mesmo tempo. Não apenas performances engraçadas no palco, mas música profunda de alta qualidade que penetra no coração, deixando notas curativas na alma por um longo tempo.
Foi assim que surgiu o Polar Music Prize. Este não é um projeto pop, não é uma “fábrica de estrelas” local, mas uma cerimônia de premiação para músicos homenageados que criaram em nome da música, deram vida nova a melodias simples, buscaram motivos queridos para deixar sua marca na história. Ficou imediatamente claro que o Polar Music Prize não era um Grammy. Este é um evento mais sublime, sério e importante.
A cerimônia foca em música inovadora que cruza e expande fronteiras, apaga diferenças entre culturas, une povos. Até certo ponto, isso pode até ser considerado um Prêmio Nobel de excelência musical.
A logomarca com a qual começou a premiação não foi escolhida por acaso. É uma coroa repleta de diferentes símbolos gráficos musicais em seu interior. Uma ótima ilustração do que é uma marca.
Depois de muito tempo, decidiu-se alterar um pouco o logotipo para que o reconhecimento fosse de cem por cento, mas o próprio símbolo ficou mais simples.
A Bedow Creative Agency apresentou uma nova versão do logotipo da cerimônia. O símbolo atualizado é uma versão melhorada do logotipo Polar existente, com menos elementos musicais e uma aparência mais limpa e mais limpa. Para garantir a legibilidade em diferentes tamanhos e escalas na mídia, foi proposto suavizar os contornos dos signos musicais, de forma a criar o efeito de uma coroa tridimensional, e não apenas um traço de contorno.
A coroa como símbolo de privilégio, elitismo, reconhecimento é um leitmotiv frequente no design de muitas marcas que pretendem mostrar a sua importância e valorizar a solidez da empresa.
Nesse caso, a coroa como prêmio significa uma homenagem à música e às pessoas que a fazem. Este é um prémio ao mérito de quem defende o direito de criar música inovadora, de levá-la ao público, sem conhecer fronteiras culturais ou sociais.
Pelo símbolo da coroa, pode-se até entender que os músicos que ganham este prêmio, como os homens do rei, montam guarda na indústria da música. São especialistas independentes, insiders do nicho musical que deram sua contribuição para a história do desenvolvimento da música e já conseguiram se apaixonar pelo grande público.
O logotipo também apresenta uma fonte simples em preto para representar o título do prêmio. As cores Polar Night e Midnight Sun foram utilizadas para criar uma paleta sofisticada para a marca. Associa harmoniosamente a origem da marca, ecoa o antigo preto e dourado, sem criar mau gosto.
Transformação bem-sucedida do logotipo. A música capturada na coroa é um estilo único, a marca do prestigioso prêmio, a que aspiram muitas figuras da música contemporânea.