Uma das notícias importantes do dia foi o vazamento de informações sobre os preparativos em andamento para o rebranding da Volvo Corporation. A marca é uma das mais antigas fabricantes de automóveis europeus. Foi fundada em 1927 em Gotemburgo como uma subsidiária da SKF. O principal foco da empresa foi a produção de automóveis, iniciada no mesmo ano. No dia 14 de abril, o primeiro modelo que sair da linha de montagem da empresa sairá dos portões da fábrica. A principal filosofia da marca era garantir a segurança absoluta para todos os utentes da estrada, o que a empresa cumpre até hoje. Outra característica da empresa era a obrigatória qualidade dos produtos e sua estética insuperável, além da adesão à tradição.
Mas hoje parece que a marca, que por muito tempo foi uma das mais conservadoras do setor automotivo, mudou algumas de suas regras. Nos últimos 5 anos, o Grupo Volvo fará alterações em sua identidade visual pela 7ª vez. Parte dela – a divisão de passageiros da Volvo Personvagnar – tornou-se propriedade da chinesa Geely. A venda trouxe os fundos necessários para uma reorganização completa da marca. As capacidades e linhas do modelo foram atualizadas, as tecnologias no campo da segurança e do respeito ao meio ambiente foram aprimoradas. No entanto, o problema de identidade nunca foi totalmente resolvido. A busca por um novo visual que pudesse unir todas as 9 áreas e 11 divisões da empresa ainda não foi concluída. Aqui e a produção de transporte de carga e ônibus, equipamentos de construção e componentes para veículos marítimos, usinas de energia, elementos de sistemas espaciais e até mesmo serviços financeiros.
O motivo para falar do rebranding “secreto” foi dado pelo departamento de produção de automóveis de passageiros. Sem anúncios adicionais, lançamentos, já existe uma mudança de logomarca em seus sites, nas redes sociais, blogs e impressão impressa. Além disso, isso não acontece em todos os lugares. No próprio equipamento, devido ao timing tecnológico da produção dos automóveis, não será possível ver o novo emblema até 2023.
A nova solução é tentar fazer um logotipo que não destaque nenhum perfil individualmente. Essa variação homenageia a história da marca, mantendo os elementos de identidade visual que são familiares a todos. O letreiro “perdeu” sua visualização 3D e foi simplificado o máximo possível em termos de cor – passou a ser monocromático. Uma flecha direcionada para fora do círculo, cruzando a fronteira, o “quebra”. Em termos de comprimento, este elemento é muito mais curto do que o anterior, começando no limite interno do círculo. Este design torna o logotipo mais eficaz ao influenciar visualmente o visualizador. Especialmente ao usar o ícone em uma ampla variedade de superfícies de suporte de carga, de um site a um pôster impresso ou um radiador de carro.
Laconicismo e minimalismo, que estão em tendência hoje e foram aplicados com sucesso em sua identidade para BMW, General Motors, Kia, Renault e Volkswagen, tornaram-se característicos da Volvo também. Para cada divisão de produto, o logotipo será apresentado em uma cor distinta. O resto da composição será idêntico para todos. A solução gráfica aplicada está em total conformidade com os requisitos modernos de exibição visual digital. Garantiu plenamente a preservação do reconhecimento, ao mesmo tempo que demonstrou a obrigatoriedade de consideração das condições ditadas pelo presente e o respeito pelas peculiaridades do processamento da informação visual recebida pelos jovens participantes do mercado moderno.