A primeira versão do MSN surgiu ao mesmo tempo que o Windows 95 em 24 de agosto de 1995. Inicialmente, era um portal com uma lista limitada de serviços de Internet, mas à medida que se expandiu, a marca MSN foi usada para uma ampla gama de produtos da Microsoft . O site já foi traduzido para vários idiomas e está disponível em todo o mundo, embora ainda esteja sediado nos EUA e registrado na zona de domínio .com (desde 1998).
Significado e história
O que é MSN?
MSN é uma abreviação de “Rede Microsoft”. Este é o nome de um site que hospeda uma coleção de software do Windows. Há também conteúdo online nas categorias “Notícias”, “Esportes”, “Saúde”, “Entretenimento”, “Carros”, “Viagem”, “Tempo” e assim por diante.
Primeiro foi o serviço online Microsoft Network, que fornecia acesso à Internet. Ele tinha seu próprio portal Microsoft Internet Start. Ele agia como a página inicial no navegador Internet Explorer e continha conteúdo útil. Em 1998, foi movido para um novo domínio e, ao mesmo tempo, renomeado, reduzindo o nome longo de duas palavras para a abreviatura MSN. A gama de serviços reunidos sob esta marca tem vindo a expandir-se ativamente. É daí que vêm o mecanismo de pesquisa do Bing, o serviço de mapeamento do Bing Maps, bem como muitos aplicativos para Windows.
Conforme indicado no guia da marca, o logotipo atual do MSN contém uma marca nominativa e uma imagem gráfica (borboleta) que não podem ser separadas uma da outra. Além disso, este é o único local onde o nome do portal é escrito em letras minúsculas – em todas as outras situações, as letras devem ser maiúsculas. O detentor dos direitos autorais também observa que não obriga o uso de marca registrada, exceto em certos casos. Este não é o primeiro logotipo do MSN: o serviço web teve muitos outros símbolos de identificação em várias configurações.
1995 – 1996
A marca de estreia consistia nas letras “m”, “s” e “n” em minúsculas. Havia um grande ponto redondo no final da abreviatura, como se fosse parte do nome de domínio. O “n” à sua frente se destacava visivelmente em forma e cor. Primeiro, era vermelho, enquanto o resto dos elementos era preto. Em segundo lugar, os designers o tornaram mais ousado que o “m” e o “s”, então o logotipo usou duas fontes diferentes. A fonte “m” e “s” é semelhante ao Franklin Gothic Raw Book de Wiescher-Design, Nonserif Regular de Manfred Klein ou TeeFranklin Medium de Suomi Type Foundry. O estilo “n” minúsculo é uma reminiscência de Sky Sans Bold da Aviation Partners, Acumin Pro Semi Condensed Black da Adobe ou Mr Eaves XL Modern Narrow Ultra da Émigré.
1996 – 1998
Após o redesenho, o logotipo adquiriu uma configuração complexa. A base era um retângulo vertical preto. A maior parte do espaço era ocupada pelas letras “M”, “s” e “n”, alinhadas em uma coluna uma abaixo da outra, com o “M” em maiúscula. No canto inferior esquerdo havia uma bola amarela com um gradiente, que provavelmente simbolizava a natureza global do serviço. À direita (na borda) estava a frase “The Microsoft Network”, invertida para que o início ficasse no topo e o fim na parte inferior.
1998 – 2000
Em 1998, o portal foi movido para o domínio .com e tornou-se oficialmente conhecido como MSN. Naturalmente, isso se refletiu em seu logotipo. Os designers converteram o acrônimo para minúsculo e usaram itálico em negrito para ele, aproximadamente semelhante ao Familiar Pro Black Oblique da CheapProFonts. As letras brancas foram colocadas contra uma elipse laranja em um ângulo de cerca de 45 graus. Como o “n” não se encaixava inteiramente na forma, ele tinha sua própria base laranja. No canto inferior direito estava a palavra “Microsoft”, escrita em um tipo de letra sans-serif da subfamília Segoe UI.
2000 – 2010
Em 2000, o MSN lançou um logotipo criado pelos esforços conjuntos da McCann Erickson, FutureBrand e Everbrand. Foi lançado no início do ano (em fevereiro), ou seja, os principais desenvolvimentos foram realizados em 1999. Os designers retiraram o fundo laranja e fizeram a sigla azul escuro. Eles usaram o grotesco Franklin Gothic Bold Italic para decorar as letras. A palavra “Microsoft” foi removida porque interferia no novo elemento – uma borboleta voadora com asas coloridas de verde, azul, vermelho e amarelo. O inseto estava no canto superior direito. Suas asas eram translúcidas, de modo que nos pontos de sua conexão se obtinham tons mistos: verde mais azul e vermelho mais amarelo. A borboleta parecia volumosa devido ao gradiente e destaques de luz, e também lançou uma sombra cinza clara.
2010 – 2014
Uma década depois, o MSN decidiu por outro redesenho, que foi reconhecido como um dos piores (segundo a Brand New). O portal iniciou a implementação do novo logotipo em 29 de dezembro de 2009 e concluiu o processo em março de 2010, embora o site estivesse originalmente programado para ser redesenhado no outono de 2009. Como resultado das mudanças, a borboleta ficou muito mais simples. Ambas as asas do lado esquerdo foram reduzidas e repintadas de laranja com um gradiente, enquanto azul e verde foram usados para o lado direito. A diferença de tamanho deveria refletir o vôo inclinado da borboleta.
Os designers mudaram a fonte, tornando as letras retas, finas e cinza claro. Era semelhante ao Artegra Sans Extended Regular da Artegra ou Chinger Regular da Bud White com os topos dos traços verticais em “m” e “n” cortados.
2014 – presente
Em outubro de 2014, foi introduzida uma versão redesenhada do emblema do MSN, com a borboleta ficando preta e movida para o canto superior esquerdo. Ao mesmo tempo, a forma de suas asas mudou ligeiramente: uma delas tinha um canto afiado. A inscrição, assim como a borboleta, agora também é preta, então há uma completa harmonia de cores na composição. Para letras, é usada uma fonte da subfamília Segoe UI. A palavra “Microsoft” foi escrita quase no mesmo grotesco humanista como parte do logotipo de 1998-2000.
A borboleta é o símbolo da assinatura do MSN, mas como ela se relaciona com a história do site? Muito provavelmente, este é apenas um belo elemento que simboliza beleza, renascimento, imortalidade. Na cultura nativa americana, ela representa mudança positiva, alegria, beleza e transformação. Ou seja, não há conexão oculta com as funções ou herança do portal web aqui. A borboleta era originalmente uma fantasia conjunta entre McCann Erickson, FutureBrand e Everbrand. Esta imagem foi tão memorável e representou o MSN de forma tão vívida que foi decidido mantê-la em todas as versões subsequentes do emblema. A propósito, os Illuminati têm um símbolo pouco conhecido – a borboleta monarca. Representa o controle da mente.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo atual do MSN está definido na grotesca humanística Segoe UI. Pertence a uma família de fontes criadas pelo tipógrafo Steve Mattson em 1994 especificamente para a Microsoft. Este tipo de letra é usado em todos os produtos da empresa americana para uma exibição uniforme de texto. Notavelmente, na marca nominativa do MSN, todas as letras são minúsculas, enquanto em outros casos elas devem ser maiúsculas. Anteriormente, a sigla era pintada na cor corporativa do portal – azul Pantone 3005. Após o redesenho, tanto a borboleta quanto o nome da marca passaram a ser pretos.