O RPG de ação Monster Hunter é tão popular que se tornou uma franquia para uma variedade de produtos de mídia, incluindo filmes, quadrinhos, mangás e anime. Trata-se de uma enorme série de videogames que começou com o ARPG de mesmo nome para o PlayStation 2. Foi desenvolvido pela empresa japonesa Capcom em 2004, após o qual a novidade já vendeu 1 milhão de cópias. A sequência acabou tendo o mesmo sucesso e o conceito geral não mudou: os jogadores, como antes, precisam completar missões, lutar contra monstros e coletar recursos para criar equipamentos aprimorados. A escolha da arma e armadura certas é uma parte importante do jogo, porque a probabilidade de derrotar monstros depende deles.
Significado e história
Os logotipos do Monster Hunter refletem várias gerações do jogo, pois cada peça tem seu próprio símbolo distinto. A evolução pode ser traçada tanto na imagem gráfica quanto na inscrição: o design da velha escola gradualmente deu lugar ao design moderno, que se expressa em formas claras, cores brilhantes e profundidade visual.
Em geral, todos os emblemas MH combinam com o clima do mundo de fantasia. Considerando que os jogadores têm que passar por missões em que precisam capturar ou matar monstros, a atmosfera é repleta de perigo e heroísmo. E os logotipos, como uma parte importante da identidade, também parecem ameaçadores e patéticos.
Monster Hunter
A primeira parcela da série foi lançada fora do Japão em setembro de 2004. A capa do RPG de ação apresentava uma inscrição dourada “MONSTER HUNTER”, dividida em duas linhas e rodeada por uma sombra negra trêmula. Devido ao gradiente, o título do jogo parecia ter sido derretido do metal brilhante. Acima de “O”, que parecia um olho de dragão com pupila vertical, erguia-se um monstro alado de um universo de fantasia. Além disso, todas as letras em poucas palavras tinham serifas agudas curtas (exceto “O”) e diferiam em tamanho.
Monster Hunter Freedom
Um videogame para PSP apareceu em 2006. Os desenvolvedores mantiveram o antigo design do logotipo, mas substituíram a cor dourada pela prateada. Isso se aplicava tanto à inscrição quanto ao monstro, que estava sentado no topo, abrindo suas asas. Uma palavra adicional “LIBERDADE” apareceu na parte inferior. Consistia em letras maiúsculas sem serifa e era colocado contra um fundo de listras pretas. Para seu design, um gradiente também foi usado: uma transição suave do amarelo para o vermelho-laranja.
Monster Hunter Freedom 2
Em 2007, outro RPG de ação para o Playstation Portable foi lançado nos EUA. Era uma sequência direta de Monster Hunter Freedom, mas seu logotipo era muito diferente. Os designers removeram o monstro alado e deixaram a única sugestão de monstros: três linhas longas e irregulares que pareciam arranhões de garras. Eles foram pintados em várias cores: cinza (em cima), laranja (embaixo) e preto (ao longo do contorno).
Em primeiro plano estava o título do videogame, escrito com a mesma fonte de antes. Todas as letras, exceto o primeiro “M” e “H”, são iguais em tamanho. O “O” não parecia mais uma elipse – era um círculo dividido em dois por uma faixa vertical. No lado direito havia um grande número “2” na cor branca e prata.
Monster Hunter Freedom Unite
Em junho de 2009, os proprietários de PSP puderam jogar uma versão aprimorada de Monster Hunter Freedom 2. O novo produto chamava-se Monster Hunter Freedom Unite, e essa frase estava refletida no logotipo. Ela estava em um círculo de linhas pretas. As três primeiras palavras foram escritas com a mesma fonte de antes, mas com uma ligeira inclinação para a direita. Para UNITE, os designers usaram letras maiúsculas amarelas estilizadas.
Monster Hunter Tri
Em 2010, a terceira parcela de Monster Hunter foi lançada para o console Wii. O emblema indicava a ordem do jogo, pois o elemento central era uma figura abstrata com três cabeças de dragão e um grande número “3”. O título da série estava à esquerda e parecia um pouco diferente de antes: as letras perderam a forma nítida. No canto inferior direito estava a palavra “Tri”, que emitia uma luz dourada.
Monster Hunter Tri: Ultimate
O logotipo do videogame Monster Hunter Tri: Ultimate, lançado em 2013, não diferia muito do anterior, exceto que a parte inferior era coberta por linhas pretas e azuis. O luminoso número “3” permaneceu em seu lugar, e abaixo dele estava a palavra “ULTIMATE”, escrita em letras cursivas prateadas.
Monster Hunter: Dynamic Hunting
2011 viu a estreia de um spin-off chamado Monster Hunter: Dynamic Hunting. Ele foi projetado especificamente para o iPhone e tinha jogabilidade baseada em toque. Sua marca nominativa continha 4 linhas. MONSTER HUNTER foi escrito horizontalmente e DYNAMIC HUNTING diagonalmente. Como antes, as letras estavam cercadas por sombras pretas borradas. Havia uma longa linha vermelha abaixo.
Fonte e cores do logotipo
Cada jogo da série MH foi acompanhado por um emblema indicando o nome. Vários designs (como cabeças de dragão, monstros alados e impressões de garras) complementavam quase todas as inscrições, com exceção de CAÇA DINÂMICA DE CAÇADOR DE MONSTRO. Os elementos gráficos foram a expressão visual do mundo de fantasia da franquia.
Os designers usaram fontes estilizadas individuais para todas as marcas de palavras do Monster Hunter – às vezes com serifas e às vezes sem. Todos os logotipos, incluindo o último, eram multicoloridos e tinham um gradiente. A versão atual é a mais colorida: ela contém tons brilhantes de amarelo (# fff514), vinho (# 9d0504), laranja (# fe6300) e vermelho (# ed2400). Eles são complementados pelas cores básicas: preto, branco e prata.