Mixer é um serviço de streaming que suporta streaming de videogames Ele apareceu em 2016 e foi comprado pela Microsoft alguns meses depois. A plataforma recebeu o nome atual apenas em 2017. Anteriormente era conhecida como Beam, mas os novos proprietários consideravam essa palavra comum, sem marketing e inadequada para entrar em mercados de outros países. No entanto, a mudança de nome não o salvou: os executivos da Microsoft anunciaram o fechamento da Mixer a partir do final de julho de 2020. Um dos motivos para essa decisão foi o lento crescimento do público e a incapacidade de competir com os líderes do segmento – Facebook Gaming, YouTube e Twitch.
Significado e história
O serviço de streaming de vídeo não resistiu a uma concorrência séria, embora tivesse uma identidade reconhecível e bem pensada. O nome da marca mais recente com as letras “mixer” de duas cores substitui o logotipo, que combinava dois elementos: um círculo abstrato e a palavra “BEAM”. O rebranding teve um efeito positivo na imagem da plataforma de streaming, mas não a impediu de fechar.
2016
Em 5 de janeiro de 2016, James Boehm e Matthew Salsamendi lançaram um novo serviço de vídeo voltado para gamers. Chamava-se Beam e esta palavra estava representada no emblema. Estava escrito em tipo preto itálico sem serifa. Os designers seguiram a gramática colocando a primeira letra em maiúscula e as outras três minúsculas.
À esquerda da inscrição havia um sinal abstrato na forma de duas figuras azul-violeta, que em forma se assemelhavam a gráficos matemáticos de funções. Eles foram dispostos espelhados, um oposto ao outro e metade fundidos no topo. Além disso, eles eram conectados por um anel que passava ao longo da borda do círculo branco.
2016 – 2017
Em agosto de 2016, a Beam adquiriu um novo proprietário – a Microsoft. A multinacional fez uma pequena reformulação, mudando o estilo das letras. Como resultado, o nome do serviço tornou-se cinza escuro e adquiriu uma nova fonte, que era reconhecível pela serifa superior em “B” e pelo traço horizontal abreviado em “A”. Todas as letras estavam em maiúsculas.
O sinal gráfico também não passou despercebido. Os designers mudaram a forma das formas mescladas para que o ponto de conexão de cor escura seja circular.
2017 – 2020
A Microsoft renomeou a plataforma de streaming de vídeo, então teve que mudar seu logotipo novamente. Para o novo nome, ela escolheu uma fonte estilizada totalmente diferente das versões anteriores. A palavra “mixer” está escrita em minúsculas e é dividida em duas partes – azul escuro e azul claro. A borda fica exatamente no meio do “x”, o que afetou a aparência do símbolo: parece que consiste em dois colchetes triangulares. Este logotipo foi usado até 22 de julho de 2020. Então o serviço parou de funcionar e todos os usuários foram automaticamente transferidos para o Facebook Gaming.
Fonte e cores do logotipo
A marca nominativa da plataforma Mixer está diretamente relacionada ao seu nome. Simboliza a fusão de diferentes partes em um todo e reflete o objetivo principal do serviço – unir pessoas (neste caso, jogadores) que estão localizadas em diferentes partes do mundo.
A fonte personalizada usada para criar o logotipo não tem serifa e tem traços suavemente arredondados. Devido à característica “x”, parece que a inscrição está dividida em duas partes. Cada metade é pintada em uma cor diferente: o lado esquerdo é totalmente azul e o lado direito é azul. O fundo é tradicionalmente branco.