Mint (mais precisamente Linux Mint) é um sistema operacional de kernel Linux gratuito construído usando Debian e Ubuntu. É caracterizado como simples, potente, confortável e elegante ao mesmo tempo. Esta estrutura consiste em software pessoal e fornece suporte de capital para várias formas de multimídia. O sistema operacional vem com uma ampla variedade de aplicativos de código aberto. O autor do projeto é Clement Lefebvre, que teve como objetivo obter o desktop perfeito para usuários comuns e pequenas empresas. Portanto, a comunidade de usuários participa do desenvolvimento do sistema operacional junto com a equipe de desenvolvimento. O kit de distribuição foi lançado em 2006.
Significado e história
O sistema oferece facilidade de carregamento e capacidade de resposta aos comandos do usuário, simplificando vários componentes. É montado em várias bases, cada uma com seu líder, portanto o sistema operacional é considerado popular. A estrutura central é movida por Cinnamon e supervisionada por Clement Lefebvre. Fluxbox é executado por Shane Joe Lazar, KDE por Jamie Boo Birse, Xfce por merlwiz79.
Existem também comunidades oficiais ativamente envolvidas na melhoria e desenvolvimento do Linux Mint. Eles estão localizados na Espanha, Itália, Rússia, Alemanha, França. Esses grupos testam e aprimoram continuamente o sistema, disponibilizando-o em vários idiomas do mundo. O desktop é fornecido com um pacote completo de software adicional e possui um código-fonte aberto, bem como sua própria designação gráfica. Ele tem quatro emblemas no total.
2006 – 2007
O logotipo de estreia foi lançado simultaneamente com a primeira versão do sistema operacional. Foi imediatamente associado aos elementos da identidade visual do Ubuntu. Em particular, com três grandes projeções reconhecíveis no elemento redondo. Todos têm a mesma largura e cor. A paleta de base é verde com transições de gradiente. O anel com semicírculos externos é contornado em ambos os lados por uma fina linha preta, que torna o logotipo mais claro, pois é circundado por uma vaga “névoa”. À direita do ícone está o nome do sistema em negrito e itálico. Além disso, cada palavra é colorida em uma cor separada: “Mint” – em um azul brilhante do espectro de neon, “Linux” – em um tom de verde de verde claro.
2007 – presente
Em 2007, o logotipo foi totalmente redesenhado, resultando em uma versão que agora é conhecida por uma ampla gama de usuários. A mudança de conceito levou a uma mudança na aparência da marca. Do “m” minúsculo para a esquerda e para cima há uma cauda alongada, que se conecta com o “L” maiúsculo e flui suavemente para ele. O local de sua união é destacado em cinza, enquanto todo o resto é pintado de branco em um fundo de hortelã. Ambos os símbolos são representados em uma forma geométrica complexa cercada por uma faixa branca.
À direita está o nome expandido do sistema operacional, com cada palavra tendo sua própria cor. Linux é branco, Mint é light mint. Há sombras cinza borradas ao redor das letras. O “t” não possui a segunda metade da barra. As letras estão em minúsculas, mas, apesar disso, “m” e “l” são muito maiores do que o resto dos caracteres. Abaixo deles está a frase “da liberdade veio a elegância”. Esse é o lema da marca.
2008 – 2009
A versão KDE do logotipo contém os mesmos elementos do logotipo anterior, mas com um esquema de cores diferente. Além disso, engrenagens em miniatura na parte inferior esquerda do ícone foram adicionadas a ele. Os designers substituíram o verde pelo azul e removeram o gradiente. Portanto, agora as bordas das cores são nítidas: não se cruzam, mas se rompem, formando partes contrastantes: acima – claro (há branco), abaixo – escuro (azul). O fundo do ícone é azul, mas fora isso tudo é o mesmo. As letras receberam uma sombra adicional, o que a faz parecer pairar acima da superfície.
2009 – 2016
Os desenvolvedores fizeram diversos ajustes no logotipo, mantendo o mesmo conceito. Tiraram muitas engrenagens e deixaram uma, que aumentaram e fizeram o fundo para a marca de identificação pessoal. Os designers pintaram a palavra “Linux” em branco, “Mint” – em azul e iluminaram a inscrição inferior.
Fonte e cores do logotipo
Desde 2016, a versão 2007 foi usada. Ele marca toda a linha de produtos, pois os autores decidiram enfatizar a unidade, não as diferenças, do sistema operacional operando em diferentes plataformas. Mas a estrutura do sinal permaneceu a mesma: à esquerda – o ícone do sistema operacional, à direita – seu nome.
Os autores do logotipo escolheram um fone de ouvido que lembra muito o Mint Spirit e o Prozak Light. Cada um deles tem suas próprias diferenças e coincidências. Eles são unidos por linhas suaves, transições harmoniosas, cantos arredondados.
A paleta patenteada é indicada no nome da marca – é uma cor menta. Ele é combinado com o branco e tem uma transição gradiente em algumas áreas. Anteriormente, o emblema era pintado de azul e cinza.