A história da marca com o nome divertido “Trackinsight” começou há menos de 10 anos, quando os futuros magnatas do investimento e empresas financeiras começaram a aparecer na Europa. Esta empresa é uma das que permitem o crescimento das bolsas, analisa o trabalho dos fundos comerciais, se dedica à selecção de diversos serviços na área das finanças e, em geral, é uma importante plataforma de pesquisa. A marca aposta em investimentos, valores mobiliários, que são importantes para apoiar a região ou o país como um todo.
E o país de fundação desta empresa é a França. Não é apenas o berço do vinho e do queijo, mas também uma base de recursos para muitos profissionais da área financeira. Este grupo de iniciativa, localizado na cidade francesa de Biot, conseguiu organizar o trabalho em 6 países de 6.000 fundos negociados em bolsa com sistemas operacionais em todo o mundo.
O novo visual da marca foi apresentado pela agência de criação How & How, sediada em Londres. Eles consideraram importante transmitir a ideia de um mundo digital, lendo as informações em um sentido gráfico. Investir é sempre um negócio responsável e de longo prazo. Isso marca uma certa impressão na atitude dos atores do processo financeiro, portanto é necessário enfatizar a igualdade, a seriedade de intenções e, de alguma forma, até uma ordem disciplinar.
Inicialmente, o logotipo era uma combinação de uma fonte alfabética e uma imagem gráfica de um ponteiro. A letra “k” é perfurada com a ponta de um pau, com ênfase no “i”. Porque o ponteiro parecia cortar a parte superior da carta. A elegância sublinhada da primeira metade do nome é “track”, uma fonte fina e sem serifa, mas com contornos alongados. A própria palavra “insight”, que fala do talento sutil dos investidores e analistas financeiros da empresa, é executada em uma fonte diferente em negrito, uniforme e geométrica, podemos dizer que dá a impressão de uma forma quadrada.
Desta vez, decidimos arredondar a fonte, remover o sabor gráfico por completo, mas focar nos pequenos acentos – os pontos acima da letra i. Talvez para transmitir a ideia de estar atento às pequenas coisas, com foco nos detalhes das transações financeiras e com atenção aos processos de negócios em geral. Sem letras maiúsculas. Como se fosse a continuação de uma frase já dita.
Não há nada de incomum no novo logotipo, mas ainda assim a fonte serifada, as letras pretas e a redondeza deixam claro que a marca está se posicionando como uma líder confiante no nicho, pode se dar ao luxo de ficar intrigada com sua aparência, mas ao mesmo tempo ele conclui projetos com sucesso e pode ser confiável. Este é o próprio “insight”. A propósito, a nova fonte Reckless Neue da Display Type, ao contrário das anteriores Optima e Gill Sans, manteve seu sabor, porque na animação o logotipo conecta as duas partes da palavra, e o ponto chanfrado acima do “i” é uma continuação da primeira parte do nome da marca.
De qualquer forma, a nova identidade descreve os valores da marca da melhor forma possível em formas visuais do gênero criativo.