Microsoft Office 365 é o nome antigo do software Microsoft 365 que foi criado com base no Office 365. Os três nomes representam três estágios de desenvolvimento: de um serviço de documentos padrão a um ecossistema pronto para uso usando computação em nuvem e inteligência artificial. Na verdade, esta é toda uma biblioteca de conteúdo, um conjunto abrangente de ferramentas para a vida cotidiana e a rotina do escritório. A coleção completa reúne todos os aplicativos do Microsoft Office com os complementos mais recentes. Eles estão disponíveis em uma base pré-paga por um mês ou imediatamente por um ano inteiro.
Significado e história
Um simples logotipo com quatro quadrados multicoloridos nem mesmo remotamente transmite a plenitude do Microsoft 365. Afinal, essa assinatura oferece muito mais do que pacotes com uma licença permanente. Seus usuários podem verificar se há erros estilísticos no Word, obter dicas de um assistente inteligente no PowerPoint, conectar uma conta bancária ao Excel, analisar a segurança da senha no Edge, observar os movimentos dos membros da família no Family Safety, organizar instantaneamente videoconferências para 50 participantes no Skype e treinar o discurso emocional no Presenter Coach.
O logotipo parece muito mais simples do que poderia ser com esses recursos avançados. Por outro lado, está em total conformidade com a identidade corporativa da Microsoft e todas as suas marcas.
2011 – 2013
Em 2011, a plataforma Office 365 apareceu, que deveria competir com o Google Workspace promovido. Ela fundiu todos os serviços online existentes da empresa controladora e herdou o pacote Microsoft Office de quatro molduras quadradas que lembram pétalas de flores. Os designers até mantiveram o gradiente amarelo-laranja. Além disso, ambos os logotipos trazem a palavra “MICROSOFT OFFICE” com a segunda palavra em negrito. A única diferença é que o serviço em nuvem possui o número “365” após o texto, enquanto a suíte de escritório possui “2010”.
2013 – 2020
A plataforma Office 365 começou a usar o novo logotipo um ano depois que o Microsoft Office o introduziu. Esta versão possui apenas um quadro restante. Parece volumoso devido à espessura irregular das linhas e combina com o estilo artístico do Metro. O nome do serviço permaneceu em seu lugar e a palavra “Microsoft” desapareceu. Todas as cores foram alteradas para laranja.
2020
Em 2020, o produto de software ganhou outro logotipo do Microsoft Office, criado um ano antes. Agora o quadro se tornou verdadeiramente tridimensional, porque os designers usaram os efeitos apropriados: gradiente, sombras e realces. A inscrição adquiriu cor preta e fonte transformada.
2020 – presente
Em abril de 2020, teve início uma nova rodada na história da plataforma online. A Microsoft deu a seus filhos um nome diferente: Microsoft 365. Ao mesmo tempo, os preços das assinaturas permaneceram os mesmos. O rebranding dizia respeito apenas à funcionalidade e identificação visual do serviço. A forma poligonal no logotipo se tornou uma caixa de seleção padrão do Windows, não curva, mas plana. A palavra preta “Office” foi substituída pela palavra cinza “Microsoft”.
Fonte e cores do logotipo
O ícone do pacote de aplicativos consiste em quatro quadrados coloridos. Esta é uma referência ao símbolo icônico do Windows na forma de uma bandeira. O logotipo com várias partes indica que o Microsoft 365 inclui uma ampla variedade de programas que estão interconectados e funcionam como um só.
Todos os produtos da Microsoft usam a fonte Segoe UI e um serviço de nuvem com programas de escritório não é exceção. Esta fonte é o mais próximo possível da inscrição Frutiger, que foi criada especificamente para a sinalização do Aeroporto de Roissy.
O esquema de cores do logotipo corresponde à paleta de logotipo da Microsoft. A combinação de quadrados brilhantes (vermelho, verde, azul, amarelo) e letras cinza cria um contraste dramático.