Um conjunto de serviços em nuvem do Microsoft Azure foi projetado para resolver uma ampla variedade de problemas de negócios. Existem mais de 600 serviços que permitem computação, construção de sites, implantação, teste e distribuição de aplicativos, armazenamento de dados, envio de notificações push, troca de mensagens, codificação de mídia, streaming e uso de tecnologia de aprendizado de máquina. Em geral, faça tudo o que um desenvolvedor moderno precisa fazer. Nas mãos certas, essas ferramentas se tornam a chave para soluções novas e progressivas.
Significado e história
O que é o Microsoft Azure?
É uma plataforma baseada em nuvem. Permite desenvolver, interagir com aplicativos e armazenar informações em servidores remotos. O serviço oferece suporte a uma ampla variedade de linguagens de programação. Ela apareceu pela primeira vez em 2008 como Projeto Red Dog. Em 2010, o serviço mudou de nome para Windows Azure e foi aberto para acesso. Recebeu seu nome atual em 2014.
Durante sua existência, a plataforma em nuvem mudou vários nomes. No início ela era conhecida como Projeto Red Dog, mas era apenas um codinome. O nome oficial, introduzido após o lançamento de 2010, acabou sendo muito mais simples: Windows Azure. A startup foi finalmente renomeada em 2014. Foi assim que o Microsoft Azure apareceu na forma em que é conhecido hoje.
É importante notar que a nuvem mudou não só os nomes, mas também os logotipos. Todos estão de acordo com o estilo dos produtos Microsoft porque a empresa-mãe se preocupa com a integridade da identidade pessoal.
2010 – 2011
A plataforma recém-criada usava o ícone de bandeira em forma de onda do Windows como seu logotipo. Era azul claro e tinha um gradiente radial para branco. À direita estavam as palavras “Windows Azure”, e as palavras pareciam ter sido escritas juntas. A fonte black round sans serif era a mesma de outros serviços da Microsoft.
2011 – 2012
O logotipo do serviço de computação em nuvem foi desenhado no estilo da matriz – rigoroso, prático, sem detalhes desnecessários. O único elemento era a bandeira corporativa, composta por uma janela com quatro compartimentos. Era caracterizado por uma forma ondulada com bordas sinuosas. Os retângulos do lado esquerdo eram curvados para cima, à direita – para baixo, o que criava o efeito de “onda”. O ícone foi pintado de azul celeste, enquanto o texto adjacente era preto. Os designers usaram um grotesco elegante e sutil para ela.
2012 – 2014
Em 2012, o logotipo começou a ficar mais moderno. Os designers fizeram a bandeira tridimensional e a moldaram em uma janela de quatro trapézios. A cor azul clara não mudou – pelo contrário, mudou para a inscrição. Ao mesmo tempo, o espaço entre as palavras aumentou ligeiramente.
2014 – 2017
Quando o conjunto de serviços em nuvem foi renomeado para Microsoft Azure, a caixa de seleção (o símbolo principal do Windows) desapareceu. Restou apenas o nome, que foi escrito no tradicional grotesco em azul.
2017 – 2018
Em 2017, foi lançado um novo manifesto da plataforma, e junto com ele – um logotipo modificado, uma imagem de duas figuras assimétricas. À direita, como antes, está o nome da nuvem, mas agora está abreviado para a palavra “Azure”. A cor ficou muito mais escura.
A coleção de serviços do Microsoft Azure pode ser reconhecida pelo logotipo, que consiste em dois polígonos complexos. Seu design é muito semelhante ao estilo dos ícones do Microsoft Office. Além disso, o elemento gráfico lembra vagamente a letra maiúscula “A”. Mas esta não é uma associação óbvia: na maioria dos casos, as figuras são percebidas como uma abstração incomum e sem sentido.
As opções de tipografia seguem a identidade visual da Microsoft, razão pela qual a palavra “Azure” é escrita em Segoe. Esta fonte foi desenvolvida em 1975 e é propriedade da Monotype Imaging Corporation. É muito semelhante ao Adria Grotesk Light, Mr Eaves XL Modern Regular e Quiet Sans Light. Deve-se notar que a Microsoft acabou de comprar uma licença para Segoe, o que significa que nem ela nem seus produtos podem se orgulhar da identidade original. Existem inúmeras outras marcas no mundo que usam a mesma fonte para seus logotipos.
O esquema de cores também não é exclusivo. As figuras abstratas e as letras são pintadas em um tom de azul profundo (# 005bdb). Anteriormente, ele foi substituído por uma cor azul mais clara. Apesar disso, o Microsoft Azure tem um estilo muito reconhecível e se destaca de outras plataformas de nuvem.
2018 – presente
A versão atual consiste em uma janela proprietária, montada a partir de quadrados de cores diferentes, que refletem as orientações dos produtos de software da controladora. A linha superior é ocupada por vermelho e verde, a linha inferior é azul e amarelo-laranja. O texto também sofreu alterações. Agora, em vez de letras pretas alongadas, cinzas agachados são usados.
2021 – presente
O logotipo atualizado tem o formato de uma ampla fita triangular azul. Um lado é reto e o outro é curvo. Esta placa demonstra a flexibilidade de adaptação do programa às necessidades dos clientes. Além disso, a parte dobrada para dentro faz com que o sinal gráfico se pareça com a letra “A” da palavra Azure: ele substitui sua barra transversal. Desta forma, a Microsoft enfatiza a relação de seu aplicativo com o serviço Fluent Design System. Todos os cantos do emblema são arredondados. Os planos internos são coloridos em azul escuro, os externos são azuis. Bem no centro está um triângulo branco alto formado pela união das três bordas da fita.
Fonte e cores do logotipo
Após a atualização do logotipo, a inscrição é feita com uma das variedades da Helvetica Bold Italic. É um plano sans serif com caracteres clássicos impressos. A conexão proprietária das barras transversais “f” e “t” foi mantida. Mas a cor do emblema mudou significativamente: agora prevalecem o azul, o vermelho, o laranja, o verde e o cinza.
Qual é o logotipo do Microsoft Azure?
O logotipo do Microsoft Azure é uma combinação do estilo da Microsoft com o conceito de serviço em nuvem. A versão moderna do logotipo, para o qual a empresa mudou em 2021, é elegante, limpa e de alta estética. É uma banda sólida, mas ampla e curva, que lembra o A - a primeira letra do nome da plataforma. O ícone é pintado em uma cor azul claro profundo da paleta pastel.
Qual é a fonte do logotipo do Microsoft Azure?
Diferentes fontes foram usadas no logotipo do Microsoft Azure ao longo dos anos, mas todas elas foram unidas pela simplicidade, sutileza, uniformidade e graça de letras sem serifa. No início, as inscrições foram feitas com a fonte da marca Segoe. Em seguida, veio a fonte Helvetica Bold Italic.
O que significa o logotipo do Microsoft Azure?
O logotipo atual do Microsoft Azure significa a facilidade de uso da plataforma em nuvem, a unidade de todos os processos e a continuidade dos procedimentos de trabalho. Além disso, reflete o nome do produto da empresa-mãe, que começa com um A, conforme a letra é representada no logotipo.