Meta é uma empresa americana que substituiu o Facebook, fundado em 2004. Recebeu um novo nome, mantendo as versões antigas de todos os serviços que lhe pertenciam: rede social, WhatsApp, Instagram, Oculus, Messenger. A estrutura pai recém-criada também mudou o logotipo, o conceito e a estratégia de trabalho, de modo que os ícones desses aplicativos subsidiários agora são transformados em um único logotipo. Conforme observado por Mark Zuckerberg, o fundador da empresa, ela continuará a se desenvolver: por exemplo, em breve os usuários poderão gerenciar outros serviços e produtos de marca sem uma rede social. Meta foi lançado em 2021. Sua sede está localizada em Menlo Park, Califórnia.
Significado e história
O que é Meta?
Meta é o nome abreviado de Meta Platforms, Inc., que sucede o Facebook, Inc. É uma holding multinacional americana – controladora do Facebook, Oculus, WhatsApp, Instagram. A época de sua fundação é 2021.
A nova corporação é uma continuação legal da organização anterior. Ela continuará a lidar com a socialização dos usuários no espaço da Internet, mas apenas de uma perspectiva mais avançada. Sua prioridade será o suporte de realidades virtuais e aumentadas, a criação de ideias para o Metaverso – um mundo cujo nome deriva da combinação de Meta + Universo. Em julho de 2021, o Facebook anunciou um conjunto de desenvolvedores para um serviço projetado para se integrar à estrutura do Facebook Reality Labs, com foco em projetos de RV e RA. Foi neles que a gestão apostou.
Ao conectar mundos digitais, a imersão será a chave. Os usuários sentirão como se a pessoa no espaço digital estivesse ao lado deles, embora permaneçam do outro lado do feed. Com a ajuda de um fone de ouvido Oculus especial e um dispositivo para videochamadas, a empresa já aprendeu como “mover” uma pessoa real para uma sala onde outro usuário da Internet esteja presente. E tudo isso – independentemente da distância entre eles. Também será possível visitar novos espaços virtuais, comunicar-se em plataformas comuns, anunciar seus produtos, fazer ligações, jogar games, encomendar mercadorias, etc.
Isso significa que a Meta está promovendo seus serviços, traduzindo-os em realidade virtual, para a qual o fundador fez um rebranding completo, alinhando o nome e a logomarca com os novos objetivos da empresa. Atualmente, ela está testando um aplicativo que permitirá aos usuários entrar no mundo digital como avatares. Para ingressar no Metaverso, eles precisam de óculos de realidade virtual, sistemas de controle de gestos, interfaces de voz e técnicas de controle de dispositivos inteligentes. Como resultado, as pessoas começarão a se mover em um universo “paralelo” como clones de si mesmas, participando de clones de quaisquer eventos e ações.
Para uma implementação de alta qualidade da ideia, as atividades da estrutura recém-criada agora são divididas em duas partes. O primeiro trata de sites e serviços existentes do tipo antigo. O segundo supervisiona o desenvolvimento e implementação de tecnologias avançadas com recursos mais avançados.
Novo nome e logotipo
Conforme observado por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, o nome do novo serviço está associado ao idioma grego: sua tradução para o inglês é “depois”. De acordo com o conceito, a corporação recebeu espaço suficiente para um maior desenvolvimento: ela se move por espaços paralelos, combinando-os com tecnologias modernas. Por exemplo, os usuários poderão participar de um concerto realizado simultaneamente na vida real e virtual.
Ou seja, Meta denota uma direção futurística focada no desenvolvimento e implementação inovadores de tecnologias do Metaverso. Reflete o conceito escolhido, que reúne toda a gama de não só programas de atendimento, mas também dispositivos de realidade aumentada para transferir o que está acontecendo no espaço virtual.
Após o rebranding, a Meta recebeu um logotipo radicalmente diferente, então não se fala de evolução aqui. Este é um produto completamente diferente – um símbolo do infinito. Inclui o conceito de possibilidades infinitas, espaço infinito, universos infinitos.
Mas o sinal estilizado parece mais do que apenas um oito invertido. É também um loop Möbius duplo – um importante objeto topológico com o nome do inventor. Demonstra a originalidade do nosso mundo e a capacidade de imaginar a vida existente como uma fita curva no espaço euclidiano tridimensional. Esse visual também se encaixa no novo conceito de Mark Zuckerberg.
Fonte e cores do logotipo
Muitos usuários se perguntam: por que exatamente agora houve uma renomeação do Facebook com uma mudança radical de identidade? Os motivos são vários, sendo o principal o desejo de se livrar dos muitos aspectos negativos associados ao antigo nome da rede social e ao seu logotipo. É que tem havido ataques frequentes sobre ela ultimamente, tanto emocionais quanto técnicos. O resultado foram batalhas verbais, irritação, descontentamento e interrupções periódicas.
O segundo fator na lucratividade do rebranding no momento está associado à pandemia do coronavírus: devido aos bloqueios, a população se aprofundou na Internet em busca de comunicação. O número de usuários cresceu rapidamente e eles estão procurando um substituto para relacionamentos vivos. E Meta pretende dar a eles essa oportunidade. No espaço criado, será possível não só se comunicar, mas também comercializar, promover produtos, anunciar-se, aprimorar-se, fazer compras, etc.
A inscrição no logotipo é feita em tamanho normal sem serifa – suave, uniforme, expressiva e fácil de ler. O tipo de letra lembra as fontes Nexa Text Bold e Carmen Sans Semi Bold tanto quanto possível.
A paleta corporativa foi preservada – permaneceu azul. No entanto, seu espectro mudou ligeiramente para o lado saturado – mais próximo do neon do que do clássico brilhante. Além disso, um gradiente sutil é visível na fita, quase imperceptível – com uma transição suave das cores escuras para as claras. O nome da empresa é preto.
O que significa Meta Logo?
O logotipo Meta é um sinal de infinito inspirado na fita Möbius. Simboliza possibilidades infinitas para os usuários da Internet em um espaço infinito localizado em um mundo virtual sem fim.