Investidor global, empresa francesa independente – Meridiam, que atua desde 2005, revelou sua nova identidade visual. Com foco no desenvolvimento, financiamento e gestão de longo prazo da infraestrutura pública, a empresa investe em toda a Europa, América do Norte e África. Atualmente, a sociedade anônima simplificada tem mais de 100 projetos financiados nos setores de transporte, construção e serviços públicos. Em constante desenvolvimento, a empresa se esforça para expandir suas áreas de interesse, especialmente nas áreas modernas de energia “verde”, bem como a gestão ativa e redução do consumo humano de eletricidade. Nesse sentido, a marca, tendo se tornado a acionista majoritária da Voltalis, adquiriu uma posição de liderança na Europa. As mudanças ocorridas exigiram a introdução de mudanças fundamentais na identidade visual, que deveriam resumi-las e apresentá-las de forma compreensível e atrativa.
À empresa britânica OPX (Londres, Reino Unido), posicionando-se como uma empresa que abre um futuro excepcional para os outros, foi confiada a reformulação do visual, identidade corporativa e logotipo, bem como a formação de uma nova estratégia.
Como prova da sua identidade, a OPX, através do seu trabalho criativo com a Meridiam, tem sido capaz de articular e refletir a nova missão da marca: negócios para uma melhor qualidade de vida, apoiando as comunidades e protegendo o planeta para as gerações futuras; trabalho – em nome do homem e da Terra. A última formulação tornou-se a base para toda comunicação de autoapresentação visual. Todo o conteúdo informativo criado foi direcionado ao público interno e externo.
Começando a formar uma nova identidade com o desenvolvimento de um logotipo, a empresa prestou muita atenção à sua brevidade, atratividade e legibilidade em qualquer aplicação. Tendo preservado seu conteúdo informacional textual, os designers fizeram um movimento espetacular – a letra “M”, que é a capital da marca, foi criada graficamente incorreta, trazendo notas de humanidade para a atmosfera geral de toda a composição, demonstrando o simbólico conexão do homem com o planeta. No entanto, existem algumas falhas visuais na execução da carta, que são realmente impressionantes e imploram por correção. É a falta de suavidade em algumas “transições onduladas” e a suavidade nos contra-espaços interiores que os torna nítidos. O resto das letras sem serifa tornam o logotipo visualmente acessível e atraente.
A escolha da paleta de cores baseou-se na prioridade de aplicação de tons neutros. A ênfase no verde escuro em toda a linha reforçou a ênfase no foco terreno e natural do propósito central da marca.