Maine é o lar de uma das escolas de arte mais antigas conhecidas. 140 anos, e recentemente renomeado Maine College of Art and Design – MECA & D. Uma gama expandida de programas educacionais, serviço aprimorado e atenção ao ambiente de aprendizagem dos alunos e profundo envolvimento nas vidas da geração jovem como uma nova estratégia de a instituição preparou o terreno para o rebranding da escola.
Os professores, alunos, funcionários e ex-alunos da MECA&D criaram uma nova identidade que reflete a nova estratégia da faculdade. Nos tempos pós-pandêmicos, todas as organizações educacionais tiveram que reformar sua educação e repensar suas atividades. Na história recente, não houve um incidente, evento ou série de eventos semelhante que pudesse ter um impacto tão forte na economia e na cultura, abarcar todas as esferas da vida humana e mudar a sociedade como um todo.
Portanto, a MECA & D repensou suas atividades. Um plano estratégico para o desenvolvimento da instituição de ensino para o futuro até 2027 apareceu. O plano de desenvolvimento é que haverá uma maior cobertura de disciplinas, a mobilidade estudantil e a troca de experiências aumentarão, mais estudantes estrangeiros serão atraídos para o processo de aprendizagem dentro das paredes da faculdade em Maine. Além disso, serão oferecidos empregos a professores-artistas estrangeiros que estejam dispostos a abrir novos horizontes para os alunos.
O College acredita que é hora de abrir novas perspectivas para os pensadores criativos de hoje. Muitas pessoas participaram da elaboração do plano, que estão diretamente relacionadas ao sistema e aos fluxos de trabalho. Portanto, os próprios participantes da discussão criativa viram o quanto a situação atual precisava ser mudada para que no período pós-pandêmico a instituição abrisse suas portas e recebesse mais alunos. Decidimos expandir o nome, fortalecer nossa posição entre outras instituições e colocar a questão da inclusão e da criatividade em primeiro lugar.
O rebranding incidiu sobre disciplinas, pois ficava claro que faltava algo na formação, caso contrário 60% dos formandos que se aprofundaram em design teriam um percentual diferente. Surgiram cursos de animação, game art, ilustração e design gráfico, ilustração de moda têxtil, marcenaria e design de móveis. Além de renovar a missão, visão e valores fundamentais da faculdade, o plano também destaca cinco objetivos estratégicos que irão impulsionar o crescimento na próxima década: melhorar o desempenho dos alunos, desenvolver valores socioculturais e inclusão, introduzir a aprendizagem online como uma forma igual de aprendizagem , criando um centro para a vida e aprendendo um plano financeiro sustentável para os próximos anos.
Agora vale a pena destacar o antigo e o novo logotipo da instituição de ensino.
O atual tornou-se a personificação da criatividade e da “virada” da educação na era das transformações socioculturais.
Se antes havia apenas uma imagem preta horizontal do nome MECA com uma letra E coral brilhante como uma dica da pilha de pincel, e abaixo da abreviatura, agora este é um arranjo vertical de letras pretas em pares MECA e D. Abaixo do pequeno print é o novo nome completo do colégio. E sem acentos ou manchas brilhantes.
Em princípio, não há necessidade urgente de criticar o logotipo anterior. Ele cumpriu seu papel, também foi uma explosão brilhante de pensamento criativo. Não que esteja moralmente desatualizado, pelo contrário, e agora pareceria muito digno e orgânico. Mas o novo nome do colégio e a orientação para novas alturas obriga-nos a dar passos decisivos na renovação da identidade visual.
O novo logotipo parece orgânico e fresco, então a faculdade não precisa se preocupar com a reação do público. Isso apenas atrairá novos alunos e, com suas sérias intenções e autoridade, a faculdade há muito conquistou a honra e o crédito de confiança entre os jovens.