A marca global Massey Ferguson da AGCO Corporation anunciou um facelift e introduziu um novo logotipo na forma de três triângulos transformados.
Para apoiar o novo design visual, foi desenvolvido um slogan que mais reflete a filosofia e os valores da marca – Born to Farm. No próximo ano de 2022, será celebrado o 175º aniversário da criação da empresa, podemos dizer que o rebranding está programado para coincidir com a data festiva.
Falando sério, a empresa atingiu um certo marco. É preciso estar sempre atualizado, não só no sentido tecnológico, mas também conseguir se comunicar nas novas condições econômicas. A influência, a credibilidade da empresa, a posição de liderança no campo da agricultura, a tecnologia confiável e a facilidade de operação das máquinas que a marca oferece, formam o núcleo da marca.
Um negócio lucrativo e sustentável, que é uma prioridade para a Massey Ferguson, tornou-se a pedra angular na construção de parcerias de longo prazo com agricultores em todo o mundo. A demanda está crescendo, a marca está se transformando e agora a empresa está no auge da popularidade como nunca antes. Portanto, é importante manter a liderança no setor e definir um determinado padrão inatingível para os concorrentes.
Desde 2019, a marca tem abordado lentamente a questão do rebranding. O desejo de se tornar mais inovador e criativo foi enfrentado pela direção da empresa; pesaram as decisões, ponderaram a ideia do slogan e agora, finalmente, puderam ter uma ideia que se enquadra perfeitamente no quadro da nova era de existência da marca.
Desde 1958, o cartão de visita da empresa tem três triângulos, que simbolizam unidade, confiança e cooperação mutuamente benéfica entre produtores agrícolas, distribuidores e a marca.
Três triângulos são organizados de forma que os triângulos brancos apareçam na lacuna, exceto os vermelhos. Na parte inferior existe uma inscrição a preto com o nome da empresa, apesar de haver a sensação de que o tipo de letra não corresponde bem ao logótipo. É menor em tamanho e possui letras específicas. Pode-se dizer que foi feito, como se picado, estrito, mas também menos perceptível que o logotipo. Por causa das letras minúsculas, você deve observar com atenção qual é o nome da empresa.
Isso não quer dizer que os designers cometeram um erro grosseiro. Provavelmente, trata-se de um defeito, que acabou deixando de prestar atenção, já que o logotipo principal passou a ser uma associação vívida com a marca, de modo que o nome poderia permanecer discreto.
Agora, a rica cor vermelha do logotipo do contorno parece inovadora e até revolucionária. As linhas que se cruzam criam três triângulos, dentro dos quais um quarto plano aparece. Ele está localizado no próprio “coração” do logotipo, com certeza representa a hereditariedade e a continuidade do anterior. Outro detalhe notável é a quebra das linhas em direção ao triângulo superior e reto. Este é apenas um destaque visual, não exigindo nada. O descritor passou a não ser preto, mas cinza escuro, e a própria fonte é feita de maneira gráfica agradável, quando as formas regulares e levemente arredondadas das letras aumentam de largura e as tornam mais expressivas.
Em geral, o novo logotipo pode ser avaliado como muito memorável e visualmente descarregado. A imagem do antigo logotipo foi preservada, mas agora a imagem autossuficiente, atual e renovada se concentra na abordagem moderna da empresa, em sua capacidade de se adaptar às novas realidades da vida. Podemos afirmar com segurança que a Massey Ferguson, que merecidamente ocupa o primeiro lugar no ranking de fabricantes de máquinas agrícolas, está muito bem com o novo visual.