A conhecida marca italiana Colnago, fundada por Ernesto Colnago em 1954, apresentou a sua nova identidade aos entusiastas e profissionais do ciclismo. Até 2020, a empresa era uma empresa familiar localizada perto de Milão em Cambiago, Itália. Este ano, a empresa de investimentos dos Emirados Árabes Unidos Chimera Investments LLC tornou-se proprietária do controle acionário da marca. No início da sua história empresarial, o fundador da empresa tornou-se aluno da Gloria Bicycles aos 13 anos, interessando-se mais tarde pelas corridas de estrada. Após uma lesão, ele subcontratou a Gloria, abrindo a loja em 1954. Simultaneamente à produção de quadros, Ernesto continua a ser um mecânico requisitado, reparando o equipamento Nivea Giro d’Italia, que é gerido por Faliero Masi, passando em 1963 para o cargo de mecânico-chefe na Molteni belga. A marca ganhou sua fama principal com uma estrutura de aço de alta qualidade que atendeu aos requisitos das corridas profissionais. Então a empresa começou a prestar atenção à criatividade especial, aplicando inovações em design, experimentando materiais. Hoje é um dos fabricantes mais criativos de modernas bicicletas de corrida de fibra de carbono. A marca refletiu sua história lendária, representada pelo símbolo mundialmente famoso “Ace”, em uma nova identidade repensada. Com sua ajuda, foi possível elevar a visualização ao nível histórico lendário.
A nova identidade foi construída para refletir os valores centrais da empresa enquanto redireciona a estratégia para o futuro. Inspirados na herança histórica, os designers transformaram o símbolo Ace em um sinal sólido e elegante. A nova linguagem visual transmite a excelência da marca com muita precisão, com dois tipos exclusivos de fontes – Bodoni e Sans, sistema de som e tonalidade de cor exclusiva, tudo demonstrando que o craque do ciclismo está voltando à sua posição de liderança.
Cada elemento da identidade foi cuidadosamente pensado e trabalhado para alcançar alta qualidade de imagem. O logotipo começou a corresponder em seu simbolismo visual a cada uma das partes importantes da moto. Seu design nasceu no berço da arte italiana cheia de paixão e aspirações. As origens subjacentes, que eram um ponto forte da empresa, foram aprimoradas ao infundir o símbolo com toques da cultura italiana, o que proporcionou uma nova fonte serifada inspirada no arquétipo da tipografia italiana, Bodoni. Em segundo lugar, Sans estava intimamente relacionado com os tipos de letra Aldo Novarese, um dos ícones da linguagem tipográfica italiana.