Mailchimp não pode ser chamado de e-mail no sentido clássico. Em vez disso, é um serviço de email marketing que aconteceu por acidente como um projeto paralelo. Foi criado em 2001 quando Armstrong Dan Kurzius e Ben Chestnut Mark decidiram ajudar seus clientes com e-mails promocionais. No início, todos os recursos eram pagos, mas em 2009 um plano de serviço gratuito foi disponibilizado aos usuários. De imediato, atraiu a atenção de blogueiros e pequenos negócios que não têm orçamento mínimo.
Significado e história
O que é Mailchimp?
É um serviço popular de promoção de email marketing operado pelo Rocket Science Group, uma empresa americana.
Mais de um bilhão de emails passam pela plataforma Mailchimp todos os dias. Ajuda milhões de pessoas em todo o mundo, oferecendo uma ampla gama de recursos de automação de marketing. Quase despercebido, o início da Internet evoluiu para um provedor de e-mail global. Além disso, a identidade corporativa se desenvolveu junto com a marca, pois Dan e Ben tentaram criar uma identidade visual holística e nunca se limitaram a algum tipo de framework.
A identidade Mailchimp é o epítome da criatividade. Combina fontes incomuns do autor, ilustrações comoventes e humor divertido. Portanto, todas as marcas registradas do serviço que estão em uso desde 2001 são cativantes, brilhantes e atraentes.
2001 – 2013
Houve uma época em que o nome Mailchimp era escrito com duas letras maiúsculas: “M” e “C”. Foi nesta forma que foi apresentado no logotipo principal. Os designers tomaram como base uma fonte que imita a escrita à mão. Sua principal desvantagem era a ilegibilidade das letras ao redimensionar.
2013 – 2018
Em algum momento, os proprietários se cansaram de que a inscrição parecia muito descuidada e pediram ajuda a Jessica Hische. Designer freelance recém-formada na escola de artes, é a primeira vez que exerce um trabalho tão responsável. Ela se deparou com uma tarefa difícil: manter a fonte antiga, mas torná-la mais legível.
Para fazer isso, Jessica separou as palavras “Mail” e “Chimp”, reduziu a espessura das linhas, alargou as áreas estreitas nas juntas e alinhou ligeiramente as letras. As mudanças foram mínimas, mas permitiram que o logotipo fosse usado em qualquer escala.
Ao mesmo tempo, a plataforma Mailchimp adquiriu um emblema com a cabeça do macaco cartoon Freddie. Este chimpanzé engraçado e amigável é o mascote icônico da empresa que corresponde ao nome. Os artistas fizeram o distintivo com cores e textura irregular: graças às técnicas gráficas, o pelo parece grosso, a pele parece lisa e a faixa azul na tampa parece brilhante.
2018 – presente
O logotipo atual surgiu quando o serviço de email marketing decidiu refletir sua estratégia de desenvolvimento em uma nova marca. Os designers tiveram que combinar o mascote e o nome Mailchimp para que finalmente se tornassem um. A marca e o mascote de Freddie costumavam ter problemas de compatibilidade, então a cabeça do chimpanzé sempre era usada separadamente e não associada diretamente à plataforma de internet.
Em primeiro lugar, os desenvolvedores mudaram a fonte e colocaram todas as letras em minúsculas. Não fazia mais sentido dividir o nome em duas palavras, porque o serviço parou de lidar apenas com e-mail e passou a fornecer um pacote completo de serviços de marketing para pequenas empresas. A cabeça do macaco também começou a ficar diferente: os designers a fizeram em preto e branco, reduziram e colocaram à esquerda da inscrição. COLLINS e R / GA participaram do desenvolvimento do novo estilo de branding.
Freddie não é apenas um chimpanzé. Este é um macaco carteiro, como pode ser julgado pelo característico boné de um vendedor de jornais. Bem acima do visor, há um “M” dourado que indica Mailchimp. Neste contexto, o serviço de email marketing apresenta-se como um serviço de entrega de cartas, sendo o macaco o seu simpático e alegre mensageiro.
O ícone do Freddie é o principal sinal da empresa desde 2013. No entanto, sua versão atual difere marcadamente da anterior. Em 2018, os designers simplificaram o desenho alterando alguns detalhes. Agora a macaca pisca alegremente, pois está sempre de ótimo humor.
Fonte e cores do logotipo
Tentando ser original em tudo, a empresa usa sua fonte de assinatura chamada Cooper Light. Parece desleixado, mas na realidade cada letra é pensada nos mínimos detalhes: os desenvolvedores fizeram as linhas com espessuras diferentes e ao mesmo tempo perfeitamente simétricas. Os proprietários do Mailchimp não excluem que uma fonte semelhante possa ser encontrada em discos de vinil antigos.
As opções de cores também são interessantes: o antigo emblema do Freddie continha vários tons de marrom, bege e azul. A viseira do boné era preta e a letra “M” era amarela. A propósito, a última cor é muito semelhante à banana, mas Mailchimp a chama de Cavendish Yellow (# FFE01B). A versão atual não é tão colorida: os designers a fizeram em preto e branco. Além disso, ao colocar o logotipo em um fundo escuro, deve haver uma linha branca ao redor da cabeça do chimpanzé.
Quem desenhou o logotipo Mailchimp?
Os principais desenvolvedores do novo logotipo para os Correios são duas agências - Collins e R / GA. Os designers Barry Lee, Alice Meteignier, Franz Lang, Sarah Watts e vários outros também participaram do trabalho, que foram trazidos para criar ícones adicionais.
O que é a marca personalizada Mailchimp?
Os recursos de marca pessoal do agente de correio incluem o chimpanzé original Freddie, Cavendish # FFE01B amarelo banana, fonte Cooper Ligh e a palavra Mailchimp com um c minúsculo.
Qual deve ser o tamanho de um logotipo no Mailchimp?
Mailchimp tem até 600 px de largura, então seu logotipo não deve ser maior do que esse tamanho. Se a imagem não corresponder, o próprio serviço corrige. A altura pode ser diferente: não há limites mínimos ou máximos para isso.
Como faço para me livrar do logotipo do Mailchimp na parte inferior do meu e-mail?
Ele não é removido para clientes de e-mail gratuitos, pois é obrigatório. Só pode ser movido. Apenas aqueles que usam serviços pagos podem remover o ícone. O ícone é desativado na seção Design de e-mail.